Pular para o conteúdo
Cotidiano

Especialista avalia bebê com ‘6 dentes’ e diz que se trata de gengiva: ‘É só uma anatomia diferente’

Pequeno Arthur foi avaliado por especialista, que explicou sobre a alteração do 'rebordo gengival' e a sensação de que são dentes
Graziela Rezende -
Especialista mostra diferença de casos entre recém-nascidos, um com alteração anatômica e outro com dentinhos (Arquivo Pessoal)

A dentista Regina Maria Raffaele, de 41 anos, especialista em odontopediatria, avaliou o pequeno Arthur Duarte Alves, na Maternidade Cândido Mariano, em , e deu o diagnóstico: ele não tem dentes e sim uma “alteração do rebordo gengival”, que causa a todos a sensação de que são dentes. “A gengiva, ao invés de ser lisinha, é rugosa. E aí o freio fica isquemiado, branco, dando a sensação de que são dentinhos”, explicou.

Conforme a especialista, os bebês que nascem na Maternidade, além de passarem pela equipe médica e fono, também vão ao ambulatório, sendo avaliados por dentistas especialistas. “Qualquer alteração é verificada ali e eu atendo vários casos de bebês que nascem com dentes. No caso do Arthur, que é diferente do habitual, sempre encaminham pra gente. Tem o diagnóstico e já executa ali mesmo”, explicou a dentista ao Jornal Midiamax.

Conforme Regina, a “alteração anatômica” do Arthur continuará sendo avaliada por especialistas. “O dentista especialista deve fazer um raio-X para confirmar realmente se não é um dente. A mãe esteve com ele ontem, no ambulatório, e avaliamos até o momento que não é dente e sim um rebordo gengival, porque puxou o freio, daí fica isquemiado e branco mesmo, dando a sensação de que é um dente. No entanto, é comum nascer na mandíbula e este nasceu na maxila”, disse.

A médica fala ainda em alguns casos raros, de nascimento de dentes. “Casos como dentes em bebê é mais comum do que se pensa, ainda mais quando trabalhamos em uma instituição em que é grande o volume de bebês. Não é tão absurdo beber nascerem com dentes e aqui [Maternidade Cândido Mariano] temos um número relativamente maior do que em outras instituições. Quando o bebê nasce com dente, chama dente natal e aí a gente precisa averiguar se é o dente do bebê ou dente deciduo ou dente de leite como chamamos. E tudo precisa ser observado, se tiver molinho ou pontiagudo pode broncoaspirar e também machucar o seio da mãe”, finalizou.

Bebê surpreendeu pais e equipe médica em Campo Grande

A cumplicidade entre as Luciana’s – mãe e obstetra – fez com que o parto fosse extremamente tranquilo. No horário marcado para as 17h, da última sexta-feira (24), lá estava a comerciante Luciana Domingos Duarte, de 41 anos, além de sua família acompanhando cada detalhe e a equipe médica. No entanto, assim que Arthur Duarte Alves veio ao mundo, uma surpresa mudou tudo: ele nasceu com seis dentinhos.

“Eu nunca imaginei. Me disseram que nasce um entre três milhões com dente e ele nasceu com quatro embaixo e dois em cima. Agora tem a pele da gengiva em cima, que tá querendo rasgar parece. A gente sabe que é mais comum nascer com cabelo, mas, dente é algo que deixou todo mundo surpreso. O Arthur tá passando por especialista, estamos vendo se é melhor tirar ou cuidar, porque já falaram que tem o risco de cair e ele engasgar”, explicou ao Jornal Midiamax a comerciante.

Luciana e a família já estão em casa curtindo o Arthur (Luciana Domingos/Arquivo Pessoal)

Nos últimos dias, Luciana diz que foi orientada a buscar especialistas e está agendando consultas, mas, enquanto isso, a família está curtindo o novo integrante.

“O meu marido achou a coisa mais impressionante. E eu já tenho uma filha de 21 anos, que estava filmando, ao meu lado, quando a médica falou: ‘Ai Lu, ele nasceu com dente’. Eu disse: ‘Ué, dente?’ Foi um susto, uma surpresa, mas, eu confio plenamente na minha médica e nas orientações dela. E para quem eu contei, da família, foi surpresa também, ainda mais as pessoas de idade”, contou.

‘Olhei o rostinho e já vi a acentuação da gengiva’ lembra médica

No dia do parto, a ginecologista e obstetra Luciana Ribeiro Tannus Jaber, fala que rapidamente percebeu o que seriam os dentinhos. “Na hora que tirei o bebê, avaliei para entregar para mãe e olhei no rostinho e já vi uma acentuação da gengiva. Aí eu falei: ‘Ai Lu’, já comentando sobre os dentinhos. A mãe ficou surpresa, os familiares todos, mas, graças a Deus está tudo bem. A mãe já amamentando, está tudo bem”, ressaltou.

A médica fez um post sobre o caso do Arthur, escrevendo na legenda: ‘Bem-vindo ao mundo, pequeno milagre!’. “As pessoas comentam bastante e tem gente que brinca que os bebês já estão nascendo prontos e com celular na mão. Eu estudo muitas coisas a respeito, mas, não posso afirmar sobre uma mudança genética na população e nem nada neste sentido, só que é o segundo caso que atendi neste ano”, finalizou Ribeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados