Com objetivo de incentivar a alfabetização dos estudantes e as competências de escrita e leitura adequados às suas idades, o Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (1º) os prêmios referentes ao Programa ‘MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança’. 

Na ocasião, foram premiadas as escolas que mais se destacaram, baseado em um índice de alfabetização. São 30 escolas melhores classificadas, considerando os resultados de alfabetização do 2° ano do ensino fundamental.

Dentre os municípios que mais se destacaram, com índice maior que 80%, estão Angélica, Mundo Novo, Deodápolis e Laguna Caarapã.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A cerimônia contou com a participação de deputados estaduais, senadores e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

“Este ano fomos bem melhor do que no ano passado e a tendência é melhorar”, disse Angela Arruda, representante dos secretários municipais de educação. “Nós não podemos nos conformar, quando só 60 ou 70% se alfabetizam, 40% desses estudantes ficaram pelo caminho”, afirmou ainda.

O secretário de estado de educação, Hélio Daher, destacou que o investimento do Programa é de R$ 10 milhões, metade em premiações e outra em investimentos no projeto de alfabetização, com objetivo de que esta seja uma política de rede.

“Esse prêmio envolve as 30 escolas que mais se destacaram no processo de premiação. Tem município que concentrou bastante e teve muitas escolas premiadas. Isso demonstra a vontade do município em se desenvolver, onde não é apenas uma escola que se destaca, é uma rede que começa a se destacar”, explicou Daher.

Governador garante apoio à todas escolas

Já o governador do Estado, Eduardo Riedel, afirmou que o município assinou o pacto com Governo Federal para alfabetização na idade certa.

Disse ainda que a premiação “não é pelo dinheiro, é pelo que significa nas escolas. Para aquelas que se desempenharam acima da média, para aquelas que precisam de apoio”. Sobre as escolas que não atingiram o percentual, afirmou que “as escolas que precisam de apoio, nós daremos apoio irrestrito”, disse.

Presente ao evento, a ministra Tebet destacou a parceria com o Governo Federal, onde além do Fundeb e dos demais recursos federais, o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) estaria incluso na melhoria da educação local.

“As obras paralisadas de escolas e de creches em Mato Grosso Sul, todas estão sendo retomadas, fora o fato de que o primeiro mês do primeiro mandato do presidente Lula, a primeira coisa que nós fizemos foi atualizar o valor da merenda escolar por aluno, que estava há seis anos sem reajuste”, afirmou.

Por fim, cada um dos municípios melhor ranqueados recebeu uma placa comemorativa e recursos de R$ 80 mil.

Esta é a segunda edição do Programa MS Alfabetiza, que tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses (municipais e estadual) adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.