Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Era ótimo’: desempregados sem dinheiro para ir até à Funtrab lamentam desativação de aplicativo MS Contrata+

Aplicativo descontinuado no ano passado permitia que usuários consultassem as vagas e agendassem atendimento
Thalya Godoy -
Compartilhar
Aplicativo ajudava na procura por emprego. (Minanar Júnior, Jornal Midiamax)

Desempregados sem dinheiro para o passe de ônibus para procurar emprego lamentam a descontinuidade do aplicativo MS Contrata+, que era gerido pela Funtrab (Fundação de Trabalho) de Mato Grosso do Sul. O órgão estadual oferta diariamente milhares de vagas de emprego em todo Estado. 

A plataforma foi lançada em fevereiro de 2021 para ajudar na busca de trabalho e evitar aglomerações durante o atendimento na época da pandemia com a opção de agendamento, mas teve a operação encerrada em setembro do ano passado após o fim do contrato com a empresa responsável. Havia duas plataformas, uma para os empregadores e outra para os trabalhadores. 

Após o cancelamento das operações, os interessados por uma vaga de trabalho passaram a ter que ir pessoalmente à Funtrab ou à Casa do Trabalhador de cada município para se cadastrar munido com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

“Era ótimo [o aplicativo MS Contrata+] na questão de encontrar vagas de emprego, pois quando eu não tinha dinheiro para ir na Funtrab, encaminhava as solicitações de entrevista por lá e só comparecia se necessário na empresa para apresentação. No aplicativo tinha detalhes das empresas que disponibilizavam as vagas, além daquilo que quem busca a vaga precisava saber. Agora, no caso do SINE fácil, é tudo distorcido, sem informações claras e diretas”, relatou um leitor do Midiamax

O Sine Fácil é um aplicativo do Governo Federal em que são informadas as vagas de emprego. A plataforma é usada pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) de Campo Grande para divulgar as oportunidades oferecidas pelas empresas da Capital. 

O que diz a Funtrab?

A Funtrab informou, por meio de nota, que iniciou tratativas com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para desenvolvimento de um sistema que permita “avanços na prestação de serviços à população”, sem especificar detalhes e valores sobre o projeto.

O aplicativo MS Contrata+ foi desenvolvido pela gestão anterior pela empresa Bluetrix, com o objetivo de agendar os atendimentos para evitar filas e atender protocolos de biossegurança da época da pandemia. 

“A atual diretoria da Fundação, ao iniciar os trabalhos, pediu que o processo de renovação de contrato do App fosse enviado à Procuradoria-Geral do Estado, para análise jurídica de seus termos e culminou com a decisão de cancelamento”, diz a nota. 

Além disso, o órgão estadual afirmou que a desativação do aplicativo ocorreu em consequência a “uma série de ações levadas a cabo pela atual gestão” que posicionaram Mato Grosso do Sul em quarto lugar no ranking nacional entre os estados com a menor taxa de desocupação. 

Confira a nota da Funtrab na íntegra:

Quais são as opções para procurar emprego?

Os sul-mato-grossenses que procuram emprego podem conferir no site das fundações de trabalho a lista de vagas ofertadas no interior e em Campo Grande.

Clique aqui para acessar o site da Funsat. Os interessados em conferir as vagas da Funtrab devem acessar este portal.

Pelo aplicativo Sine Fácil, do Governo Federal, também é possível checar as oportunidades ofertadas na região. 

Para concorrer a uma ou mais vagas por meio da Funsat, é preciso que o candidato esteja com o cadastro em dia no órgão, possibilitando o encaminhamento para entrevistas de emprego. 

O cadastro é feito presencialmente na Fundação. Nesses casos, é necessário levar documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

(Divulgação Gov MS)

A Funsat também realiza ações itinerantes nas sete Regiões Urbanas de Campo Grande, ofertando vagas de emprego e promovendo a descentralização de outros serviços prestados pela pasta.

No caso da Funtrab, gerida pelo Governo do Estado, também houve um processo de descentralização a partir de parcerias de atendimento permanente nas unidades da Rede Fácil. 

O número de Casas do Trabalhador subiu para 35 após a inauguração de duas agências, em Mundo e em Jaraguari. 

A sede da Funtrab, em Campo Grande, está localizada na Rua 13 de maio, nº 2.773. No local, é possível manifestar interesse em uma vaga ofertada diariamente ou participar dos Feirões da Empregabilidade. O atendimento é feito por ordem de chegada. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados