Desempregados sem dinheiro para o passe de ônibus para procurar emprego lamentam a descontinuidade do aplicativo MS Contrata+, que era gerido pela Funtrab (Fundação de Trabalho) de Mato Grosso do Sul. O órgão estadual oferta diariamente milhares de vagas de emprego em todo Estado. 

A plataforma foi lançada em fevereiro de 2021 para ajudar na busca de trabalho e evitar aglomerações durante o atendimento na época da pandemia com a opção de agendamento, mas teve a operação encerrada em setembro do ano passado após o fim do contrato com a empresa responsável. Havia duas plataformas, uma para os empregadores e outra para os trabalhadores. 

Após o cancelamento das operações, os interessados por uma vaga de trabalho passaram a ter que ir pessoalmente à Funtrab ou à Casa do Trabalhador de cada município para se cadastrar munido com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

“Era ótimo [o aplicativo MS Contrata+] na questão de encontrar vagas de emprego, pois quando eu não tinha dinheiro para ir na Funtrab, encaminhava as solicitações de entrevista por lá e só comparecia se necessário na empresa para apresentação. No aplicativo tinha detalhes das empresas que disponibilizavam as vagas, além daquilo que quem busca a vaga precisava saber. Agora, no caso do SINE fácil, é tudo distorcido, sem informações claras e diretas”, relatou um leitor do Midiamax

O Sine Fácil é um aplicativo do Governo Federal em que são informadas as vagas de emprego. A plataforma é usada pela (Fundação Social do Trabalho) de para divulgar as oportunidades oferecidas pelas empresas da Capital. 

O que diz a Funtrab?

A Funtrab informou, por meio de nota, que iniciou tratativas com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para desenvolvimento de um sistema que permita “avanços na prestação de serviços à população”, sem especificar detalhes e valores sobre o projeto.

O aplicativo MS Contrata+ foi desenvolvido pela gestão anterior pela empresa Bluetrix, com o objetivo de agendar os atendimentos para evitar filas e atender protocolos de biossegurança da época da pandemia. 

“A atual diretoria da Fundação, ao iniciar os trabalhos, pediu que o processo de renovação de contrato do App fosse enviado à Procuradoria-Geral do Estado, para análise jurídica de seus termos e culminou com a decisão de cancelamento”, diz a nota. 

Além disso, o órgão estadual afirmou que a desativação do aplicativo ocorreu em consequência a “uma série de ações levadas a cabo pela atual gestão” que posicionaram em quarto lugar no ranking nacional entre os estados com a menor taxa de desocupação. 

Confira a nota da Funtrab na íntegra:

Quais são as opções para procurar emprego?

Os sul-mato-grossenses que procuram emprego podem conferir no site das fundações de trabalho a lista de vagas ofertadas no interior e em Campo Grande.

Clique aqui para acessar o site da Funsat. Os interessados em conferir as vagas da Funtrab devem acessar este portal.

Pelo aplicativo Sine Fácil, do , também é possível checar as oportunidades ofertadas na região. 

Para concorrer a uma ou mais vagas por meio da Funsat, é preciso que o candidato esteja com o cadastro em dia no órgão, possibilitando o encaminhamento para entrevistas de emprego. 

O cadastro é feito presencialmente na Fundação. Nesses casos, é necessário levar documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

(Divulgação Gov MS)

A Funsat também realiza ações itinerantes nas sete Regiões Urbanas de Campo Grande, ofertando vagas de emprego e promovendo a descentralização de outros serviços prestados pela pasta.

No caso da Funtrab, gerida pelo Governo do Estado, também houve um processo de descentralização a partir de parcerias de atendimento permanente nas unidades da Rede Fácil. 

O número de Casas do Trabalhador subiu para 35 após a inauguração de duas agências, em Mundo e em Jaraguari. 

A sede da Funtrab, em Campo Grande, está localizada na Rua 13 de maio, nº 2.773. No local, é possível manifestar interesse em uma vaga ofertada diariamente ou participar dos Feirões da Empregabilidade. O atendimento é feito por ordem de chegada.