Equipe médica pediu para família se despedir de idoso antes de registrar falsa morte

Idoso conseguiu vaga em UTI nesta sexta-feira, após repercussão do caso

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hrms ex-diretor
Hospital Regional (Foto: Ana Laura Menegat, Midiamax)

Na quarta-feira (4), familiares de um idoso de 72 anos, internado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, foram orientados a se despedir dele devido a seu estado de saúde crítico. Assim, eles fizeram e pouco tempo depois receberam a notícia de que ele teria morrido. Enquanto faziam os trâmites para o velório e enterro, foram informados pela equipe médica do hospital, que, na verdade, ele estava vivo.

O idoso chegou a ir para o necrotério do Hospital Regional, mas apresentou sinais vitais (respiração e batimentos cardíacos) e retornou para a ala vermelha. A situação, que mais parece uma piada de péssimo gosto, aconteceu com uma família de Campo Grande, que ainda vive as consequências do susto.

De volta à ala vermelha do Hospital Regional, onde permaneceu por cinco dias, o idoso seguiu em estado grave e necessitando de cuidados intensivos. Ele tem problemas cardíacos e nesta sexta-feira (6), após repercussão do caso, conseguiu uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Apesar de aliviados com a notícia de que o idoso está vivo, a família afirma que ainda aguarda explicações da equipe médica do Hospital Regional sobre o que de fato aconteceu.

Descoberta no necrotério

Ao Jornal Midiamax, familiares contaram que os médicos retiraram o paciente da ventilação mecânica e do uso de medicamentos que mantinham a perfusão cerebral e cardíaca. Com isso, ele foi levado ao necrotério.

Só no necrotério os funcionários do HRMS perceberam que o idoso ainda tinha sinais vitais. Assim, ele foi novamente levado para o leito, intubado e medicado.

“Ele está vivo, em estado grave. Mas sentimos que o hospital está escondendo a verdadeira situação e a negligência que ocorreu”, declarou um parente.

Hospital diz que abriu procedimento administrativo

Midiamax acionou o HRMS sobre a situação. Em nota, o hospital declarou que “lamenta o ocorrido e informa que está prestando toda a assistência necessária aos familiares”.

Sobre a comunicação errônea do óbito, o HRMS declarou que um procedimento administrativo foi aberto. “O paciente permanece em tratamento na unidade, recebendo os cuidados adequados de nossa equipe médica”, finaliza a nota.

Porém, o hospital não deu detalhes sobre o que ocorreu e como procederá com o médico responsável por atestar o óbito.

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