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Cotidiano

Médicos do HRMS declaram óbito de paciente e ‘descobrem’ que ele ainda estava vivo já no necrotério

Família denuncia o descaso dos profissionais da unidade com o paciente
Renata Portela -
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Familiares de um paciente de 72 anos passam por momentos de desespero no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em . Eles receberam a “falsa notícia” de óbito do paciente na última quarta-feira (4) e, quando o idoso estava no necrotério, souberam que ele estava, na verdade, vivo.

O caso começou no domingo (1º), quando o idoso deu entrada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), já em estado grave. Assim, a família aguardava a transferência para o hospital, que só aconteceu mais de 24 horas depois.

Então, na segunda-feira (2) o paciente foi encaminhado ao HRMS e deu entrada às 19h54. Ele permaneceu internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) até a quarta-feira (4).

Foi neste dia que a família recebeu a notícia do óbito, por volta das 12h20. “Sofremos o processo do luto por aproximadamente duas horas”, relata um familiar.

Só depois desse momento a família recebeu uma ligação da médica, declarando o “cancelamento do óbito”.

Descoberta no necrotério

Ao Jornal Midiamax, familiares contaram que os médicos retiraram o paciente da ventilação mecânica e do uso de medicamentos que mantinham a perfusão cerebral e cardíaca. Com isso, ele foi levado ao necrotério.

Só no necrotério os funcionários do HRMS perceberam que o idoso ainda tinha sinais vitais. Assim, ele foi novamente levado para o leito, intubado e medicado.

“Ele está vivo, em estado grave. Mas sentimos que o hospital está escondendo a verdadeira situação e a negligência que ocorreu”, declarou um parente.

A família relatou que deve procurar delegacia e registrar boletim de ocorrência pelo fato. Também que, agora, o idoso está na ala vermelha e que aguarda novamente uma vaga na UTI.

O Midiamax acionou o HRMS sobre a situação. Em nota, o hospital declarou que “lamenta o ocorrido e informa que está prestando toda a assistência necessária aos familiares”.

Sobre a comunicação errônea do óbito, o HRMS declarou que um procedimento administrativo foi aberto. “O paciente permanece em tratamento na unidade, recebendo os cuidados adequados de nossa equipe médica”, finaliza a nota.

Porém, o hospital não deu detalhes sobre o que ocorreu e como procederá com o médico responsável por atestar o óbito.

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