Pneus de caminhão, geladeira, roupas, garrafas de vidro, restos de construção, poda de árvore e até bateria de veículos tornam a Rua Lise Rose, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, um verdadeiro lixão urbano. O material favoreceu a combustão de um incêndio na manhã desta terça-feira (25), atrapalhando a passagem de moradores.

Dos dois lados da rua há uma grande quantidade de entulho despejado irregularmente, além do matagal seco e alto. O trecho fica próximo a BR-060, portanto, um dos principais acessos para quem precisa atravessar.

Contudo, o lixo favoreceu a rápida propagação do fogo, próximo ao despejo de podas de árvore, o que pode indicar sinais de incêndio criminoso. Sendo assim, uma intensa cortina de fumaça pode ser vista à distância, impossibilitando a visibilidade de pedestres.

Também próximo dali, na Rua Getulina, o lixo tranca a passagem. Portanto, as margens da rua estão com matagal queimado, o que indica a frequência dos incêndios urbanos diante do entulho.

incêndio
Maria arriscava passagem entre o entulho e matagal (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Incêndios e lixo são frequentes

Próximo ao terreno há uma placa que orienta “É proibido jogar lixo”, da prefeitura da Campo Grande. Entretanto, nem o aviso que cita que o despejo é crime ambiental impede a falta de respeito da população que favorece os incêndios.

Maria Irandir arriscava passar com a bicicleta pelo trecho de mata queimada. Ela observava o descaso e reclama: “Passo aqui sempre. Fui tentar passar agora e o fogo estava a mil por hora. O pessoal da dengue (agentes de saúde), passam em casa, mas tinha que ver isso aqui. O povo também não colabora e joga lixo. Esses tempos furou o pneu da minha bike aqui e eu sempre viro as vasilhas com água por conta da dengue”.

entulho
Entulho despejado (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Denuncie

Caso presencie o descarte irregular de resíduos, a Semadur orienta ao cidadão acionar a Guarda Civil Metropolitana por meio do telefone 153, para que o autor seja autuado em flagrante por crime ambiental e penalizado por infração ambiental.