Operação da Energisa junto com a Sejusp/MS (Secretaria de Segurança de Mato Grosso do Sul) quer regularizar os fios de fibra ótica instalados nos postes de energia. Caso as empresas de telefonia não apresentem planos de regularização, os fios serão retirados.

De acordo com a Energisa, os fios são instalados de maneira irregular, clandestinos e atrapalham a operação da concessionária, além de oferecer risco à população. As empresas foram notificadas mais de uma vez e agora serão notificadas a apresentar um plano de ação.

Caso não ocorra, os fios devem ser retirados dos postes. “É um problema de segurança pública que está resolvendo a forma que esses fios estão sendo colocados, sem nenhum critério e sem fiscalização, coloca em risco a vida da população, está ocorrendo aí uma espécie de uso irregular mesmo”, afirma o diretor presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes.

Conforme as autoridades, não há consenso sobre a regulamentação dos fios entre Aneel e Anatel, o que causa essa situação. Para tentar resolver a situação, o intuito é trazer a situação para a esfera estadual e regulamentar o uso dos fios.