Cardeal Ángel Fernández, décimo sucessor de Dom Bosco, foi homenageado com o título de cidadão sul-mato-grossense em solenidade realizada nesta quinta-feira (7), na Alems (Assembleia Legislativa de MS). Sua visita ao Estado marca a celebração dos 130 anos da Missão Salesiana no Centro-Oeste.

Reitor-Mor dos Salesianos, Ángel Fernández chegou ao Brasil na manhã de quarta-feira (6) para celebrar os 75 anos da Congregação Salesiana de Araçatuba. No dia seguinte, desembarcou em Campo Grande e deve seguir para Cuiabá (MT) nos próximos dias.

Ao receber a honraria, o Cardeal se desculpou pelo português improvisado e ressaltou a importância da Missão Salesiana no Brasil.

“É uma honra muito grande para mim estar aqui na Assembleia Legislativa e receber o título de cidadão de Mato Grosso do Sul, mas tenho que dizer, com grande humildade, não é o meu mérito, como Reitor-Mor acompanho a vida da congregação em todo o mundo”, disse.

Durante seu discurso, o Cardeal enfatizou a importância da juventude na construção da sociedade e destacou a generosidade dos brasileiros para com os salesianos.

“Meu pensamento é o mesmo de Dom Bosco, que pensou na juventude do mundo, nos jovens do Brasil e em todos que precisaram de algo para seu amadurecimento. A terra brasileira foi muito generosa com os salesianos, nos acolheu muito bem nesses 130 anos”, afirmou.

A homenagem ao Cardeal foi proposta pela Mesa Diretora da Alems, composta pelos deputados Paulo Corrêa (PSDB), Gerson Claro (PP) e Pedro Kemp (PT).

130 anos de Missão Salesiana

As missões salesianas iniciaram em 1.898 nas aldeias indígenas de Meruri, São Marcos e Sangradouro em Mato Grosso, desde então são 130 anos de atuação no Brasil.

Até o dia 16 de março, o Cardeal Ángel percorrerá as presenças salesianas pertencentes à Inspetoria de Campo Grande (paróquias, comunidades, escolas, universidades, obras sociais e missões indígenas) nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Oeste de São Paulo.

Além disso, o Reitor-Mor dos Salesianos visitará as aldeias indígenas de Meruri, São Marcos e Sangradouro, na região de Mato Grosso, onde, desde a chegada dos Salesianos, têm prestado assistência aos povos boe-bororo e xavante.

10º sucessor de Dom Bosco

Fundador dos Salesianos, Dom Bosco dedicou a vida para educação, moldou instituições e transformou vidas por meio de seu trabalho. Seu compromisso com os jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade continua a inspirar gerações.

A MSMT (Missão Salesiana de Mato Grosso), a Inspetoria Salesiana de Campo, tem presença missionária, educativa e pastoral em 21 casas salesianas, no Centro-Oeste brasileiro (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no oeste de São Paulo (Araçatuba e Lins).

Por meio do trabalho de 120 Salesianos de Dom Bosco e inúmeros leigos que compõem a Família Salesiana, a entidade caracteriza-se pela atuação educativa em instituições de ensino (infantil, fundamental, médio e superior), paróquias, obras sociais e missões indígenas.

Nos anos de 1920, 1934 e 1976, o sonho missionário de Dom Bosco sobre os “figos verdes que amadureceriam se mergulhados em suor e sangue” chegou em terras mato-grossenses, quando quatro salesianos perderam a vida no trabalho missionário.

Em 1994, foi a celebração do Centenário da Inspetoria e solene inauguração da Casa do Sonho em Chapada dos Guimarães pelo 7º Sucessor de Dom Bosco, Pe. Egídio Viganó.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.