Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em setembro, Campo Grande teve apenas cinco dias de qualidade do ar boa

Fumaça de incêndios florestais tem influenciado na qualidade do ar de Mato Grosso do Sul
Priscilla Peres -
fumaça intensa
(Nathalia Alcântara, Midiamax)

Quem olhou pela janela no fim da tarde de quarta-feira (2), se surpreendeu com a fumaça densa que atingiu . Os ventos de uma frente fria trouxeram mais fumaça para a Capital e, como consequência, a qualidade do ar piorou muito.

Segundo o monitoramento da Qualiar, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o índice desta manhã é de 168, ou seja, muito ruim. O professor de Física, Widinei Fernandes, explica que nos últimos 30 dias, apenas 5 tiveram qualidade do ar boa.

“Nós estamos enfrentando o pior momento desde o início do monitoramento em 2021, com concentrações elevadas de poluição por vários dias. Nós atingimos a condição de muito ruim várias vezes em setembro”, conta o professor.

Em 2021, Campo Grande teve apenas um episódio de muito ruim, em 2022 também, em 2023 nós só tivemos episódio ruim e, em 2024, já são inúmeros dias de qualidade do ar em muito ruim.

“Estamos tendo vários períodos de muito ruim e um longo período onde a qualidade do está de moderada, ruim, muito ruim. E ontem, de novo, a chegada da frente fria causou uma alteração na circulação de vento trazendo as fumaças que estavam no corredor de circulação, saindo da Amazônia, passando sobre a Bolívia, Paraguai e chegando até o sul do país”, explica Widinei.

Gráfico mostra piora considerável da qualidade do ar

A qualidade do ar de Campo Grande não estava boa, mas por volta das 17h de quarta-feira (2), piorou muito. Os ventos trouxeram muita fumaça e, em questão de minutos, a cidade estava tomada pela fumaça branca.

Imagem: Qualiar UFMS

Gráfico elaborado pela equipe da Qualiar da UFMS, mostra o efeito da fumaça e o aumento nas concentrações de partículas muito finas. Esse é o principal poluente para caracterizar a qualidade do ar no mundo, ele é proveniente de veículos e principalmente de queimadas também.

“Essas concentrações subiram muito de ontem do final da tarde e na noite e agora começa a diminuir com o deslocamento dessa pluma, então a partir de hoje ela se desloca aí esses valores e então tende a diminuir ao longo do nosso dia, mas estamos ainda enfrentando aí uma qualidade do ar muito ruim”.

Uso de máscara pode ajudar

Com a qualidade do ar chegando ao seu pior patamar neste ano em Mato Grosso do Sul, o Jornal Midiamax conversou com um médico para saber se as máscaras faciais são a ferramenta ideal para proteção contra a inalação de fumaça e poluição.

Segundo o médico pneumologista Ronaldo Perches, “estamos vivendo um momento em que as condições climáticas, a qualidade do ar, está muito ruim. Tudo isso são fatores que agridem a saúde respiratória, as vias aéreas das pessoas”.

Ele explica que esses prejuízos à saúde são resultados de um conjunto de fatores, como tempo seco, baixa umidade do ar e, para agravar, a presença de fumaça e fuligem que tomaram conta do país. 

“Não existe nenhuma relação de usar máscaras, atualmente, com o tempo da covid. Nenhuma relação. O que se sugere hoje é que aquelas pessoas que estiverem em cidades onde a fuligem for muito espessa, onde tiver poluição do ar, usem uma máscara N95 profissional para diminuir a aspiração de poluentes. Isso pode ajudar se tiver que sair de casa”, orienta o médico.

Ao voltar para a casa, o item deve ser retirado do rosto. “Isso é para diminuir a inalação de partículas nocivas para a saúde respiratória”, reforça o pneumologista. 

No entanto, ele destaca que o uso de máscara nem é o ideal diante da atual realidade climática. 

“Ficar em casa é o ideal. Usar umidificadores, quem não tiver, colocar vasilhas com água, toalha umedecida, pendurá-las nas janelas, manter a casa fechada, sim, essas são medidas indicadas para evitar a entrada de muitos poluentes”, detalha o médico.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pista do Parque Ayrton Senna recebe Estadual de Atletismo Sub-14 neste final de semana

Além de aulas, passeio a cavalo é atração da Expogrande 2025

Justiça da Espanha acusa celebridades de sonegação fiscal

Procon suspende atendimentos em clínica de depilação a laser no bairro Santa Fé

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Pé-de-Meia: incentivo de R$ 200 é pago aos beneficiários nascidos em setembro e outubro

Últimas Notícias

Mundo

Trump prorroga em 75 dias prazo para venda do TikTok

Presidente americano exige que empresa tenha um proprietário não chinês

Le Blog Maria Antonia

Post Malone tem uma nova namorada

Post Malone alegadamente tem uma nova namorada depois de terminar com a sua noiva e mãe do seu filho no final do ano passado. Embora o seu antigo noivo nunca tenha identificado publicamente, eles teriam recebido uma criança em 2022 e romperam o relacionamento a longo prazo até o final de 2024.Está a ser relatado … Continued

Cotidiano

Mais cheio que a média histórica, nível do Rio Taquari entra em estado de alerta

Dados são do boletim diário da Sala de Situação dos Rios do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS)

Emprego e Concurso

Famasul e Funar oferecem oportunidades de emprego e estágio na Expogrande 

Os candidatos poderão cadastrar seus currículos no estande do Senar/MS nos dias 7 e 8 de abril