Com céu tomado por fumaça, uso de máscaras profissionais é recomendado para proteger saúde respiratória
Uso de máscara N95 ajuda a diminuir a inalação de partículas nocivas para a saúde respiratória
Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a qualidade do ar chegando ao seu pior patamar neste ano em Mato Grosso do Sul, o Midiamax conversou com um médico para saber se as máscaras faciais são a ferramenta ideal para proteção contra a inalação de fumaça e poluição nesta sexta-feira (13).
Segundo o médico pneumologista Ronaldo Perches, “estamos vivendo um momento em que as condições climáticas, a qualidade do ar, está muito ruim. Tudo isso são fatores que agridem a saúde respiratória, as vias aéreas das pessoas.”
Ele explica que esses prejuízos à saúde são resultado de um conjunto de fatores, como tempo seco, baixa umidade do ar e, para gravar, a presença de fumaça e fuligem que tomaram conta do país.
“O excesso de queimadas, tanto urbanas, quanto rurais já há alguns meses, elevou e aumentou muito a poluição atmosférica. Aí, a qualidade do ar, que já está muito seco, em níveis críticos semelhante ao deserto, somado ao calor e, agora, à poluição ambiental pela fuligem das queimadas, agridem muito as vias aéreas”, detalha o especialista.
O uso de máscaras
“Não existe nenhuma relação de usar máscaras, atualmente, com o tempo da covid. Nenhuma relação. O que se sugere hoje é que aquelas pessoas que estiverem em cidades onde a fuligem for muito espessa, onde tiver poluição do ar, usem uma máscara N95 profissional para diminuir a aspiração de poluentes. Isso pode ajudar se tiver que sair de casa”, orienta o médico.
Ao voltar para a casa, o item deve ser retirado do rosto. “Isso é para diminuir a inalação de partículas nocivas para a saúde respiratória”, reforça o pneumologista.
No entanto, ele destaca que o uso de máscara nem é o ideal diante da atual realidade climática.
“Ficar em casa é o ideal. Usar um umidificadores, quem não tiver, colocar vasilhas com água, toalha umedecida, pendurá-las nas janelas, manter a casa fechada, sim, essas são medidas indicadas para evitar a entrada de muitos poluentes”, detalha o médico.
Quando chove?
Em meio à baixa umidade do ar, onda de calor e ar poluído pela fumaça dos incêndios florestais, uma pergunta prevalece: quando chove em Mato Grosso do Sul? A expectativa é que as precipitações ajudem a amenizar o cenário.
Conforme a previsão dos principais órgãos de meteorologia, estima-se que, ao longo do mês, possam ocorrer chuvas significativas, mas apenas no sul do Estado.
Enquanto isso, quando pensamos em chuva a curto prazo, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) aponta a probabilidade de chuva no fim de semana. Entretanto, o órgão não estabelece previsão exata ou precipitação esperada.
Conforme divulgado, haverá mudanças no tempo devido ao avanço de uma frente fria aliado ao intenso transporte de calor e umidade, juntamente com a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.
Esses sistemas meteorológicos deverão favorecer aumento de nebulosidade, probabilidade para chuvas e queda nas temperaturas, com destaque para as regiões sul, sudeste, central, sudoeste e oeste do Estado.
Desde a quinta-feira (12), a previsão indica aumento de nebulosidade, principalmente na metade sul e oeste do Estado. O calorão ainda prevalecerá, mas talvez a onda de calor vá embora.
*Com informações de Valesca Consolaro.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
- VÍDEO: Sob alerta de tempestade, Campo Grande registra rápida chuva de granizo
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
Últimas Notícias
Ventos chegaram aos 85km/h em Campo Grande durante tempestade, diz meteorologia
Campo Grande registrou forte chuva na noite desta quarta
Chuva causou alagamentos e estragos em Campo Grande
Carro boiando no cruzamento da Espírito Santo com a Mato Grosso
Deputado estadual Pedrossian Neto anuncia apoio a Rose Modesto
Fez uma postagem com foto ao lado da candidata
Aeronaves voam em círculo durante chuva em Campo Grande
Imagens em tempo real, mostram os voos em círculos que os aviões fizeram durante a chuva
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.