A primeira equipe de bombeiros militares de Mato Grosso do Sul desembarcou da missão na noite de quinta-feira (16). O balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (17) indica que, em oito dias, 304 pessoas e 309 animais foram resgatados em áreas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul.

O deslocamento iniciou no dia 3 de maio, partindo de Dourados para manutenção no plug das carretinhas dos barcos, além de pegar um barco para compor a guarnição. Após a manutenção realizada, a equipe deslocou-se e pernoitou em Campo Mourão, no Paraná.

No dia 4 de maio, a equipe partiu para a cidade de São Leopoldo, no RS, chegando às 23h, diretamente para atuação em ocorrências. Na madrugada seguinte, eles salvaram 154 pessoas e 193 animais.

Já em 6 de maio, a guarnição dividiu-se em duas equipes denominadas Pantanal 1 e Pantanal 2 e continuou o atendimento voltado ao salvamento e resgate, totalizando 89 pessoas e 38 animais salvos. No dia seguinte, foram resgatados 31 moradores, quatro animais e realizadas 18 ações humanitárias, por exemplo, entrega de água potável e alimento.

Ainda havia a necessidade de resgates e de convencimento das pessoas que se encontravam em áreas de risco, pois, apesar do sol, havia um alerta emitido pelas autoridades de que as chuvas retornariam com volume considerável no dia 8. Cerca de 32 pessoas foram salvas, 17 animais resgatados e 20 ações humanitárias foram realizadas.

No dia 9, foram registradas ações para 42 atendimentos humanitários, em volume maior se comparado aos salvamentos e resgates. Seis pessoas foram socorridas e 19 animais resgatados.

Com a chegada de outros CBMS (Corpo de Bombeiros de MS) no posto de comando da cidade de São Leopoldo, o comando do SCI (Sistema de Comando de Incidentes) definiu deixar a guarnição de MS na base. No dia 10, foram realizadas manutenções de equipamentos, limpeza das roupas de Neoprene, manutenção nas embarcações, bem como apoio às guarnições de outros estados que foram para o atendimento in loco.

No dia 11, por ordem do SCI, foi realizado um revezamento entre as equipes, com o MS entrando com um barco no período matutino, rendido pela outra equipe com um barco no período vespertino. Nesse período, muitos animais ainda estavam perdidos e sem seus donos, em cima de telhados, e foram resgatados pelas equipes de BM, totalizando 13 animais e duas pessoas, com 41 ações humanitárias.

Ainda em São Leopoldo, novos militares sul-mato-grossenses chegaram para render a primeira equipe, no dia 12 de maio. Por volta de 22h, a equipe chegou com oito militares, comandada pelo capitão Tracz. Foram socorridas três pessoas ilhadas e nove animais, além de 37 ações humanitárias.

No dia 13, todos os militares da primeira e segunda força-tarefa foram empenhados e trabalharam em ações humanitárias e salvamentos, resgatando 18 pessoas e 16 animais, mesclando as equipes para que os militares da segunda equipe conhecessem o terreno e se familiarizassem.

A primeira equipe atuou como logística em apoio à segunda equipe e permaneceu na base para organização de materiais e limpeza de equipamentos, preparando-se para a viagem de retorno. A segunda equipe retornou em duas guarnições para o salvamento e cumprimento das missões em região alagada, no dia 14, totalizando 512 ações humanitárias realizadas.

Lista de militares da missão:

  • Capitão Rodrigo Alves Bueno
  • Tenente Paulo de Lima Gomes Junior
  • Sargento Abraão Anicésio Bernal
  • Sargento João Paulo Marciano dos Santos
  • Cabo Jeferson Gomes de Oliveira
  • Cabo Hugo Marques Araújo Dias
  • Cabo João Figueiredo Junior
  • Cabo Rahifi Daniel Reis Chaves
  • Tenente Rodolfo Vagner Xaubet