Em falta, pacientes ficam sem antidepressivo por 2 meses na rede pública de Campo Grande

Moradora do bairro Jardim Campo Belo não consegue acesso ao medicamento por meio do SUS desde junho

Liana Feitosa, Karina Campos – 29/08/2024 – 15:22

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Falta de medicamento – Ilustrativa (Foto: banco de imagens Freepik)

Há mais de 2 meses o medicamento antidepressivo Fluoxetina está em falta nas unidades de saúde de Campo Grande. O Midiamax expôs o problema em julho. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) o medicamento estava em processo de compra emergencial. No entanto, o problema ainda não foi resolvido.

Uma moradora do bairro Jardim Campo Belo não consegue acesso ao medicamento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) desde junho. 

A mulher, de 43 anos, contou ao Midiamax que, desde então, já procurou várias unidades na tentativa de conseguir o remédio, para o qual ela tem receita médica, mas sem sucesso.

De lá para ela, ela conseguiu doação de uma amiga para não parar o tratamento, mas no mês passado ela precisou comprar o antidepressivo em farmácia particular. 

Agora, ela aguarda o recebimento do salário como profissional de limpeza para poder comprar as 4 caixas que precisa para seguir com o tratamento. 

 O que diz a Sesau

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que “o reabastecimento do medicamento está previsto para os primeiros dias de setembro, conforme informado pelo fornecedor.” 

Apesar da falta do remédio registrado pela leitora, a Sesau afirma que 92% dos medicamentos já estão no estoque das farmácias das unidades de saúde. 

“As faltas que ainda persistem são decorrentes de falta de matéria-prima no mercado, atraso na entrega por parte do fornecedor e/ou entraves de ordem burocrática nos processos de aquisição”, finaliza a nota.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

mascaras