Nos últimos sete dias, 64 pessoas em situação de rua foram encaminhadas às unidades de acolhimento em Campo Grande, em decorrência das baixas temperaturas. Segundo o Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) 172 abordagens foram realizadas e 56 cobertores foram entregues.

Desde o dia 20 de maio, técnicos têm monitorado os serviços de meteorologia para reforçar o estoque de cobertores e preparar as unidades de acolhimento, que neste período chegam a registrar um aumento de até 50% no número de acolhidos.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os próximos dias devem permanecer marcando baixas temperaturas em Campo Grande, por isso, vários locais estão servindo como unidade de acolhimento, com distribuição de cobertores e alimentação.

Pontos de acolhimento

Entre os dias 20 e 24 de maio, o Centro POP distribuiu 40 cobertores, realizou 234 atendimentos técnicos e serviu 1.412 refeições. No local também é possível fazer a higiene pessoal e guardar pertences particulares.

Os técnicos ainda auxiliam com questões relacionadas a documentação pessoal, especialmente dos migrantes.

O estoque de cobertores também está sendo reforçado nos Cras. As equipes da Proteção Social Básica estão alinhadas com os coordenadores das unidades para garantir a entrega desses benefícios eventuais às famílias em vulnerabilidade.

Campanha do Agasalho

Desde 17 de abril, o FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) realiza a 8ª Campanha do Agasalho, que conta com mais de 200 pontos de coleta das doações. São eles:

  • em todas as secretarias municipais;
  • em todas as escolas municipais e EMEIs;
  • Colégio Master – Rua Jeribá, 653 – Chácara Cachoeira
  • Colégio Status – Rua Pedro David Medeiros, 210 Jardim TV Morena

Qualquer pessoa, empresa ou comunidade pode fazer sua doação até o dia 20 de julho. As peças não precisam ser novas, mas devem estar em boas condições de uso. Além de mantas e cobertores, é possível doar calças, blusas de frio, casacos, meias, gorros e calçados.

No ano passado, a campanha arrecadou 27 mil peças de roupas e cobertores distribuídos nas sete regiões de Campo Grande e distritos. A meta deste ano é arrecadar 37 mil peças.

Denúncias

As equipes do Seas se revezam nos plantões e percorrem as sete regiões da Capital, todos os dias da semana, incluindo feriados, atendendo às ocorrências e chamados da população, 24 horas por dia.

Também são realizadas buscas ativas em diversos pontos e localidades, mapeadas pelos bancos de dados da SAS. As pessoas que aceitam o acolhimento são encaminhadas para uma das duas UAIFA’s ou para a Casa de Passagem Resgate, destinada aos migrantes, além das demais entidades cofinanciadas.

Nas unidades são oferecidas quatro refeições diárias, elaboradas por nutricionistas da SAS, há alojamentos individuais para grupos familiares, além de atendimento, assistência psicossocial e trabalho integrado com as demais pastas da gestão pública.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.