Em concessão, aeroportos de MS apresentam avanços, mas número de voos permanece igual

Três aeroportos do Estado estão sob a gestão da Aena

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
campo grande
Aeroporto de Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Há pouco mais de um ano, três aeroportos de Mato Grosso do Sul mudaram de gestão, passando da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) para a iniciativa privada, após leilão. Atualmente, quem comanda as unidades é empresa espanhola Aena Brasil que, em 2022, arrematou um bloco de 11 aeroportos brasileiros durante um leilão da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Dessa forma, os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã ganharam uma nova administração. Mas o que mudou de lá para cá?

Aeroporto Internacional de Campo Grande

Na capital de Mato Grosso do Sul, criado em 1977, está o Aeroporto Internacional de Campo Grande, que se tornou um ponto de escala para os países integrantes do Mercosul, além de ser uma porta de entrada para os turistas que visitam o Estado.

Os dados da Aena, referentes ao mês de outubro, apontam que 147.811 passageiros circularam pelo local, o que representa aproximadamente 3,97% de aumento no fluxo comparado a outubro do ano passado – quando a Aena iniciou a operação.

Além disso, os dados revelam um acumulado de 1.253.136 passageiros que passaram pelo Aeroporto de Campo Grande, seja no embarque, desembarque ou conexão.

Dados da Aena

Infraestrutura do Aeroporto de Campo Grande

Sendo o maior de Mato Grosso do Sul, com capacidade para receber 4,5 milhões de passageiros por ano no terminal, quem circulou pelo local deve ter sentido algumas melhorias. Segundo a Aena, muitas continuam por vir.

A expectativa da concessionária é que, nos próximos anos, saiam ou cheguem à capital sul-mato-grossense voos internacionais. Com isso, após as obras, espera-se que cerca de 2,6 milhões de passageiros passem pelo local anualmente.

Até o momento, houve um aumento de 30% no número de assentos na sala de embarque, instalação de pontos de energia no terminal, atualização no sistema de climatização, além da construção de um espaço kids, área de leitura e um espaço pet friendly – destinado a pessoas com animais.

Aeroporto de Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Teremos um novo aeroporto em Campo Grande?

Para os próximos anos, a Aena prevê uma repaginação total no Aeroporto de Campo Grande, incluindo a instalação de um segundo piso no terminal de passageiros, instalação de pontes de embarque, reforma do pátio de aeronaves e ampliação do estacionamento.

Atualmente, o Aeroporto de Campo Grande conta com voos diretos para Guarulhos, São Paulo/Congonhas, Brasília, Campinas/Viracopos, Curitiba e Cuiabá. Além disso, atende voos sazonais em diversos meses. As companhias aéreas operantes são Azul, Gol e Latam.

Contudo, os valores que estão previstos para serem investidos não foram divulgados pela concessionária.

Aeroporto Internacional de Corumbá

A 429 quilômetros de Campo Grande, está localizado um dos primeiros aeroportos construídos no interior do Brasil, o Aeroporto Internacional de Corumbá. Inaugurado em 1960, está estrategicamente situado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia.

O local recebe cerca de 200 passageiros por dia, operados pela companhia aérea Azul. Contudo, até 2026, o aeroporto deve receber diversas melhorias, o que pode influenciar no fluxo de voos e passageiros.

Está previsto o aumento do terminal de passageiros, que atualmente possui uma área de 1.950 m², mas será ampliada em 2.850 m², com um acréscimo de 900 m².

Segundo os dados da Aena, durante o mês de outubro, 2.181 passageiros passaram pelo local. No acumulado, são 24.295 pessoas que entraram, saíram ou fizeram uma conexão por meio do aeroporto.

Algumas melhorias na infraestrutura já foram apresentadas pela concessionária, mas o local ainda deve ganhar outros aprimoramentos, como 50% a mais de superfície no terminal de passageiros, instalação de áreas de segurança no final de pista em ambas as cabeceiras, sendo que uma delas contará com um PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão).

Aeroporto Internacional de Ponta Porã

Ao sul do Estado e na fronteira de Mato Grosso do Sul, está localizado o Aeroporto Internacional de Ponta Porã. Com sua posição estratégica, desde 1955 o local já atendia ao tráfego doméstico de passageiros, mas, em 1974, passou a ser uma unidade internacional.

O aeroporto tem capacidade para atender 100 mil passageiros por ano, com cerca de 700 pessoas circulando por lá diariamente. Atualmente, o local opera com a companhia aérea Azul.

No acumulado, 35.231 passageiros passaram pelo local. Durante o mês de outubro, foram 2.733 pessoas, o que, em comparação com o ano passado, representa uma queda de – 33,6%.

Até 2026, o aeroporto deve receber diversos investimentos da Aena. Algumas melhorias já foram feitas, como a pintura e modernização da parte elétrica, além da reconfiguração da sala de embarque, com a instalação de mais totens com tomadas e painéis informativos de voos. Também foi construída uma nova rampa de embarque.

Atualmente, o terminal de passageiros possui 800 m², mas, até 2026, o espaço deve ser ampliado para 2.600 m², com a instalação de três posições de estacionamento de aeronaves tipo C no pátio, além de áreas de segurança no final da pista em ambas as cabeceiras.

Aeroporto de Ponta Porã (Reprodução)

Aeroporto Regional de Dourados

Atualmente, o único aeroporto de Mato Grosso do Sul que permanece sob a gestão da Infraero é o Aeroporto Regional de Dourados, inaugurado em 1982.

Recentemente, o aeroporto passou a ser administrado pela Infraero, em parceria com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) do município.

O prazo do contrato foi estabelecido em 12 meses, visando realizar vistorias e inspeções, garantir a segurança aeroportuária, fiscalizar a operação, manter os serviços de manutenção preventiva e oferecer serviços financeiros.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

escola