Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, USF Moreninhas oferta atendimentos gratuitos neste sábado

No evento, serão oferecidos exames de retinografia, avaliação da saúde do paciente diabético, pesagem e orientação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Exame de glicemia
Exame de glicemia (Divulgação, Sesau)

Com o objetivo de alertar sobre a importância do combate ao diabetes, a USF (Unidade de Saúde da Família) Dr. Judson Tadeu Ribas, nas Moreninhas III, promove uma ação especial neste sábado (23). Durante o evento, serão oferecidos exames de retinografia, avaliação da saúde do paciente diabético, pesagem e orientação médica.

A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. De acordo com o cronograma, a ação segue até às 13h.

Conforme a gerente administrativa da USF, Elisabete Rodrigues do Prado, os atendimentos destinam-se exclusivamente para pacientes diagnosticados com diabetes.

“No ano passado, nesta mesma data nós atendemos 250 pessoas numa ação parecida”, explica.

Diabetes Mellitus

Diabetes é uma doença ocasionada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina consiste no hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar). Assim, as moléculas se transformam em energia para manutenção das células do organismo.

Quando não controlado, o diabetes pode elevar os níveis de glicemia, aumentando o risco de complicações graves, como problemas no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Além disso, em casos mais graves, a condição pode ser fatal.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes mais de 15 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil, o que representa cerca de 7% da população nacional. Nesse cenário, a melhor forma de prevenção inclui a prática regular de atividades físicas, uma alimentação saudável e a redução ou eliminação do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Retinopatia diabética

A retinografia, exame de imagem do fundo do olho, é uma ferramenta fundamental para diagnosticar a retinopatia diabética. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), essa complicação, uma das principais causas de perda de visão em pessoas com idades entre 20 e 75 anos, é resultado de danos microvasculares na retina, associados ao DM (Diabetes Mellitus).

Estima-se que a retinopatia afete cerca de 1 em cada 3 pessoas com diabetes, reforçando a importância de exames regulares para detecção precoce e tratamento.

Confira os atendimentos ofertados:

  • Antropometria: peso, altura circunferência abdominal;
  • Avaliação de exames laboratoriais hemoglobina glicada e risco cardiovascular;
  • Avaliação de pé diabético;
  • Avaliação odontológica e orientação;
  • Solicitação de exames de acompanhamento para pacientes diabéticos que não tem seguimento no sistema;
  • Avaliação do fundo de olho (retinografia).

O evento em alusão ao combate ao Dia Mundial de luta contra o diabetes ocorre até às 13h deste sábado (23) na USF Dr. Judson Tadeu Ribas. O endereço é na Rua Anacá, 645 – Vila Moreninha III.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

vacina
INSS