Mato Grosso do Sul alcançou 5,6 pontos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023 relativo aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). A divulgação foi feita nesta quarta-feira (14) pelo MEC (Ministério da Educação). 

Em 2022, o índice do Estado foi de 5,4 pontos, o que representa aumento de 0,2 pontos de um ano para o outro. 

Apesar do avanço, o resultado ainda ficou 0,2 pontos abaixo da meta estabelecida para o Estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021).

Já nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), MS alcançou 4,8 pontos, e o ensino médio registrou 4,0 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o Estado em todas as etapas de ensino.

O índice

O Ideb foi criado em 2007, quando também foi estabelecido o Decreto nº 6.094/2007, chamado de “Compromisso Todos pela Educação”.

Ele define uma média baseada em resultados referentes ao fluxo escolar dos estudantes e ao desempenho deles em avaliações. 

Variando de 0 a 10, quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. 

O índice define metas a serem atingidas por cada estado brasileiro e cada escola do país. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. 

Em janeiro de 2024, foi criado um grupo técnico (GT Novo Ideb) com o objetivo de elaborar um estudo técnico para ajudar o MEC na atualização do índice e das novas metas.

Brasil

Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental. 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.