A partir da segunda quinzena de março, passará a ter quatro postos de saúde em funcionamento por 12 horas ininterruptas. As unidades estão localizadas em regiões diferentes: Jóquei Clube, Parque do Lago II, Idelfonso Pedroso e Maracanã e terão atendimento das 7 às 19 horas.

A medida foi anunciada pelo prefeito e o secretário municipal de Saúde, o Waldno Lucena Junior. Segundo eles, município está prestes a contratar mais 31 profissionais de saúde para atender ao programa InovaAPS, de atenção à saúde primária.

Trata-se de uma iniciativa que está sendo desenvolvida em parceria com a Fiocruz e o Ministério da Saúde. Dourados será o terceiro município do país, após e Campo Grande (MS), a implantar o programa de ampliação de horário de funcionamento.

“Muitos trabalhadores só podem ir ao posto em horário de almoço ou final de tarde e essas quatro unidades vão ser referência”, diz o secretário de saúde. A expectativa é que o novo horário passe a funcionar a partir de 22 de março, data de aula inaugural dos profissionais contratados ao programa.

Atendimento noturno

Outras medidas também serão colocadas em prática, mas a partir de abril, e o horário de atendimento noturno dos postos , no Jardim Flórida, e Santo André, no bairro que lava o nome do posto. Eles atenderão normalmente das 7h às 11h e das 13h às 17h, com diferencial que reabrirão das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira.

As duas unidades não serão referência para urgência e emergência no período noturno. Esse tipo de atendimento, a administração municipal, continuará sendo prestado na UPA.

“A Seleta e o Santo André vão realizar os mesmos serviços já feitos durante o dia, ou seja, de rotina à atenção primária à saúde. Vão aplicar vacina, realizar pré-natal, vai atender o público hipertenso e diabético, fará troca de receita, tudo o que é feito durante o dia”, explica Waldno Lucena Junior, que é médico especialista em Medicina de Família e Comunidade.

Os atendimentos noturnos nessas duas unidades farão parte de outro programa, o Saúde na hora, do Governo do Estado, que trata da implantação do horário estendido de funcionamento das USF (Unidades de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde).