Dados da Secretaria Municipal de Saúde de  apontam o registro de 140 acidentes com escorpiões na cidade, no ano passado. O levantamento reforça a necessidade de medidas enérgicas para controle do animal.

Os números foram obtidos por meio de resposta a requerimento do vereador Fabio Luis (Republicanos), que tem cobrado da administração municipal uma postura combativa quanto à limpeza urbana, especialmente em regiões com maior densidade de terrenos baldios e lixões clandestinos.

O parlamentar usou a tribuna da Câmara de Vereadores na sessão desta semana para criticar a resposta da Prefeitura de Dourados quanto às medidas em planejamento. O documento pontua que será empreendido esforço de mídia para conscientização da população.

“É preocupante pensar que, enquanto os escorpiões estão se multiplicando nos bairros, a Prefeitura venha dizer que fará apenas postagens em mídia social. Nós esperamos uma atitude fiscalizatória, que diminua a incidência de terrenos abandonados e lixões clandestinos, inclusive em área cuja propriedade é do Poder Público Municipal”, afirmou Fabio Luis.

Para o vereador, caberia à administração uma força-tarefa nos bairros com maior incidência, promovendo a busca ativa por animais em pontos de risco e a penalização aos proprietários de áreas tomadas por mato e lixo.