A Prefeitura de recebeu, nessa quinta-feira (15), autorização para iniciar, na Reserva Federal, a vacinação em massa contra a dengue que já é aplicada nos moradores de Dourados. A campanha teve início em janeiro.

Com o aval do por meio da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), os moradores das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho também serão atendidos. A expectativa é que cerca de 16 mil pessoas, entre quatro e 59 anos, sejam vacinadas. 

A Sesai afirma que “a Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização – CGICI, não vê impedimentos na ampliação da estratégia, desde que sigam as recomendações presentes em bula, a aprovação de uso pela Agência Nacional de (Anvisa) e a disponibilidade de imunizante para a estratégia”. O documento foi assinado por Lindomar Terena, Coordenador Distrital de Saúde Indígena.

Com a autorização, o Núcleo de Imunização da Sems dá início à programação para que as EMSI (Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena) e DIASI (Divisão de Atenção à Saúde Indígena) possam aplicar as vacinas.

“As equipes já estão treinadas para o procedimento correto na vacinação contra a dengue. Já estamos com o planejamento da logística de distribuição e início da vacinação, o que deve acontecer efetivamente na próxima segunda-feira (19)”, afirma Edvan Marcelo Marques, gerente do NI.