Dourados deve iniciar vacinação contra dengue nas aldeias na próxima semana

Município recebeu aval do Ministério da Saúde para aplicação do imunizante na Reserva Indígena Federal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Moradores da Reserva Federal vão receber imunizantes contra dengue (Foto: Marcos Morandi)

A Prefeitura de Dourados recebeu, nessa quinta-feira (15), autorização para iniciar, na Reserva Indígena Federal, a vacinação em massa contra a dengue que já é aplicada nos moradores de Dourados. A campanha teve início em janeiro.

Com o aval do Ministério da Saúde por meio da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), os moradores das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho também serão atendidos. A expectativa é que cerca de 16 mil pessoas, entre quatro e 59 anos, sejam vacinadas. 

A Sesai afirma que “a Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização – CGICI, não vê impedimentos na ampliação da estratégia, desde que sigam as recomendações presentes em bula, a aprovação de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a disponibilidade de imunizante para a estratégia”. O documento foi assinado por Lindomar Terena, Coordenador Distrital de Saúde Indígena.

Com a autorização, o Núcleo de Imunização da Sems dá início à programação para que as EMSI (Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena) e DIASI (Divisão de Atenção à Saúde Indígena) possam aplicar as vacinas.

“As equipes já estão treinadas para o procedimento correto na vacinação contra a dengue. Já estamos com o planejamento da logística de distribuição e início da vacinação, o que deve acontecer efetivamente na próxima segunda-feira (19)”, afirma Edvan Marcelo Marques, gerente do NI. 

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga