Com expectativa de vacinar mais de 73 mil pessoas contra a dengue, segue com o cronograma de imunização. Neste domingo, o deve fortalecer a imunização nos pontos de vacinação e equipe de saúde que atende no espera receber mais de 100 crianças ao longo do dia.

A expectativa é alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos. Dados municipais de imunização apontam que existem 73,5 mil crianças e adolescentes nesta faixa-etária em Campo Grande. O público já liberado para vacinação, de 10 a 11 anos, representa total de 28 mil crianças na Capital.

O enfermeiro e coordenador da ação no polo, Paulo Adriano, de 40 anos, conta que no domingo o fluxo de pessoas é sempre maior, o que deve ajudar a meta de aplicações. “Domingo sempre enche mais o shopping, porque as pessoas trabalham durante a semana, aí vêm para lazer e já aproveitam”. Até o momento, 20 pessoas vacinaram”, enumera ele.

Segundo o profissional, no sábado (17), 100 pessoas procuraram pelas doses. São 300 imunológicos disponíveis contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos; 100 vacinas de rotina e 100 para Covid-19.

Vale lembrar que a (Secretaria Municipal de Saúde Pública) abre dois pontos neste domingo em Campo Grande. Além do Shopping Bosque dos Ipês, a unidade do Norte Sul Plaza também estará oferecendo os serviços. O horário de atendimento é das 10h às 17h.

Pontos de atendimentos

Shopping Norte Sul Plaza

das 10h às 18h

Shopping Bosque dos Ipês

das 10h às 17h

Público-Alvo

A campanha de vacinação será iniciada em crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A recomendação é que a vacinação seja iniciada pela administração de D1. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.

O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga apresentou, nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.

A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde e tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.