Se você precisa de atendimento odontológico em Campo Grande, existe uma rede gratuita de dentistas que segue as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta segunda-feira (20), é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal e o Jornal Midiamax apurou quais unidades atendem a Capital.

A oferta de atendimento odontológico na Atenção Primária da prefeitura está disponível nas 74 UBSFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Além disso, o município conta com 5 Centros de Especialidades Odontológicas, 3 Policlínicas Odontológicas, 2 Unidades Móveis Odontológicas e 1 Unidade Móvel de Prevenção.

Preciso de um dentista, e agora?

O paciente que necessitar dos serviços de saúde bucal deve primeiro dirigir-se à unidade de saúde mais próxima de sua residência para agendamento da primeira consulta. Após avaliação e atendimento, o paciente continuará o tratamento na própria unidade de saúde. Ou caso seja necessário, será encaminhado para os CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas).

Os serviços na Atenção Primária são de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, com procedimentos odontológicos da clínica geral para todas as faixas etárias. Em 2023, foram 270.164 atendimentos desse tipo nas unidades de saúde.

Além disso, três Policlínicas Odontológicas oferecem atendimento para crianças e adolescentes até os 19 anos, nos bairros Aero Rancho, Universitário e Santa Emília. No ano passado, o município realizou 18.033 atendimentos voltados a esta clientela.

Rede atende desde o básico até o especializado. (Reprodução, PMCG)

Atendimentos especializados

Já na Atenção Especializada, os cinco CEOs estão divididos entre os distritos sanitários, e também oferecem atendimentos. Entre as áreas específicas contempladas nestas unidades estão: periodontia especializada, detecção de câncer da boca, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia, atendimento à pessoa com deficiência, odontopediatria e radiologia.

Os Centros de Especialidades Odontológicas em Campo Grande:

  • 1. CEO Dr. Nasri Siufi – São Francisco;
  • 2. CEO Dr. Édio Figueiredo – Guanandi;
  • 3. CEO Dra. Maria de Lourdes Massako Minei – Cidade Morena; 
  • 4. CEO Dr. Rudá Azambuja dos Santos – Silvia Regina;
  • 5. CEO Dr. José Carlos Ortolan Júnior – Nova Bahia.

Na região central, o CEM (Centro Especializado Municipal) também oferta atendimentos na especialidade de DTM (Disfunção Temporomandibular) e possui Laboratório de Prótese Dentária, que oferece próteses totais superiores e inferiores para a população.

Criança em consulta odontológica em Campo Grande (Reprodução, PMCG)

Como funciona o atendimento especializado?

No caso das especialidades odontológicas, o atendimento acontece via Sisreg (Sistema de Regulação Ambulatorial). A agenda das equipes baseia-se no atendimento pela demanda espontânea, programada, e urgências no âmbito da atenção primária, sendo definida pela equipe seguindo critérios de risco e vulnerabilidade. 

Em Campo Grande, as unidades especializadas registraram um total de 83.440 atendimentos odontológicos em 2023.

Urgência e emergência

A Rede de Urgência de Campo Grande é constituída por seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde). Os locais oferecem atendimento odontológico de urgência que requerem atenção imediata para alívio de dores intensas e/ou risco de infecção.

As UPAs do Leblon e Coronel Antonino possuem profissionais odontólogos 24 horas por dia. As demais ofertam atendimentos nos períodos noturnos durante a semana e aos finais de semana. A rede de urgência fez 65.947 atendimentos no ano passado.

No total, a Rede Municipal de Saúde em 2023 registrou 419.551 atendimentos odontológicos em Campo Grande, quantitativo 21,6% maior que em 2023, quando foram registrados 344.994 atendimentos. Os endereços dos locais citados estão disponíveis neste link.

Homem passa por dentista em Campo Grande. (Reprodução, PMCG)

Assistência nas creches e escolas

O município ainda possui projeto de atendimento odontológico itinerante destinado a crianças menores de 5 anos de idade matriculadas nas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil).

O objetivo da iniciativa é reduzir o índice de cárie nesse grupo através da assistência odontológica preventiva e terapêutica. A prefeitura leva as Unidades Móveis de Atendimento Odontológico (Odontomóvel) até as Emeis.

Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) possui também a ‘Equipe Móvel de Prevenção em Saúde Bucal’ que percorre as escolas municipais e oferece atividades coletivas com foco na promoção e prevenção de saúde bucal, com atividades coletivas de Ensino de Técnica de Escovação e orientações de saúde bucal em geral.