Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (29) paróquias de celebram a Paixão de Cristo. No Santuário Estadual Nossa Senhora Perpétuo Socorro, as cerimônias começaram às 5h. 

Já na paróquia São João Bosco, que fica na região central, as celebrações começaram às 7h e tem toda uma programação ao longo do dia com novena da divina misericórdia, encenação da via sacra e celebração da paixão de Cristo.

Antes mesmo da paróquia abrir, a Cleunisse Maria já aguardava na calçada. Ela, que frequenta a paróquia desde 1991, contou que acordou cedo na expectativa e vem se preparando desde o início da quaresma, fez a via sacra toda sexta feira, e caminhadas como procissão, que eram projetos da igreja.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)

“Além de dar uma certa tristeza em lembrar do sofrimento que ele teve para carregar as custas dos nossos pecados e angústias, é também um dia de celebrar o que Jesus fez para salvar a humanidade. Dia de exercitar e crescer na fé”, afirma.

O pároco, Wagner Roberto da Silva, explica que A Sexta-feira Santa faz parte do Tríduo Pacal, sexta-feira, sábado e domingo, que é a paixão, morte e ressurreição de Cristo. ‘É a data mais importante para o cristianismo, até mesmo, mais que o Natal. Resume-se na passagem desta vida terrena para a espiritual”, disse.

Wagner ainda lembra que é época de servir a Cristo. “A quaresma foi uma escola de oração. Houve uma preparação em relação a orações, jejum, pertinência, reflexão da ida e momento de repensar em  falas, pensamentos, omissões, transformar o que não está legal para o mundo para que haja um desenvolvimento espiritual”.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)