Site ‘dublê' com nome do -MS e layout da Sefaz une taxas para aplicar golpes. Segundo o Detran (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul) o site em questão possui domínio de extensão duvidosa, com final “.one” e mistura as taxas de licenciamento e IPVA na tentativa de enganar os contribuintes.

Ainda de acordo com o d epartamento, o site “detranms-licenciamento.ipva2024.one” possui layout bastante parecido ao da consulta de IPVA da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), trazendo no canto superior esquerdo a logo da Cotin (Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação) e do outro a do Governo de Mato Grosso do Sul.

Ao preencher os dados, o site disponibiliza os valores referentes aos dois tributos com descontos “atrativos”, como uma isca para que seja efetuado o pagamento. O reforça uso de sites oficiais para não cair em golpes: “se é oficial, é gov.br”.

O Governo do Estado informa que contribuintes utilizem o site oficial da Sefaz para consulta e pagamento do IPVA por meio do endereço eletrônico www.sefaz.ms.gov.br/ipva . Já a consulta das taxas de licenciamento são efetuadas pelo site do Detran www.meudetran.ms.gov.br .

Em caso de dúvida, a orientação da gestão Estadual é que o cidadão vá até uma agência para buscar atendimento presencial ou acesse os sites oficiais para verificar a autenticidade dos débitos descritos.