Terminam nesta sexta-feira (10) as inscrições para a edição 2024 do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Inep.

O Encceja visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

A prova deve ser aplicada no dia 25 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. As solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitos até esta sexta-feira.

Será oferecido atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas.

Para os candidatos que alcançarem as notas, a emissão do certificado e da declaração de proficiência deve ser feita pelas secretarias de Educação e pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

Saiba mais sobre o Encceja

Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.