O método de aplicação do exame teórico de trânsito pode mudar em Mato Grosso do Sul. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) estuda a viabilidade técnica para aderir e implantar um sistema de aplicação do teste teórico de forma remota. A modalidade já é usada em outros estados brasileiros. 

Assessor da presidência do Detran-MS, Rodrigo Sodré, diz como vai funcionar. “Hoje, muitos municípios de MS recebem a aplicação desse exame apenas de três a quatro vezes ao mês. Nesse formato, que credencia os CFCs (Centro de Formação de Condutores) para aplicar o exame, o cidadão poderá ter esse atendimento diariamente”, detalha.

De acordo com Sodré, a prova online utiliza biometria, sensor de movimento e ainda indica se o aluno olha muito para cima ou para o lado. “Ou seja, possui vários critérios que garantem que aquele exame está sendo realizado pelo próprio candidato e que ele não está recebendo nenhuma ajuda ou interferência de terceiros”, completa. 

Na visita foi possível ainda dialogar com os CFCs e entender como o sistema é operado por essas escolas de formação. Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a expectativa é que o sistema passe a operar em Mato Grosso do Sul ainda em 2024.