Defensoria Pública de MS atendeu mais de 373 mil pessoas em 2024

Número representa aumento de 9% em comparação ao balanço do ano anterior

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Entrega de balanço anual de serviços (Karina Campos, Midiamax)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atendeu 373.662 pessoas ao longo de 2024, dado apresentado nesta quinta-feira (5), para entrega de balanço anual. O número representa aumento de 9% em comparação ao balanço do ano anterior. O volume representa o volume de moradores de uma cidade, por exemplo, de Três Lagoas.

O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, atribui ao aumento na demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade, que ganham menos de dois salários mínimos. Os serviços prestados pelos defensores são gratuitos.

“A gente percebe o empobrecimento da população, a dificuldade econômica que essas pessoas têm de buscar a solução dos seus conflitos. De alcançar o poder judiciário através de um advogado particular. Então, a Defensoria faz essa união, de dar acesso a essas pessoas à Justiça. E não só isso, nós também estamos cada vez mais cumprindo o nosso atendimento”, descreve.

Campo Grande

Em Campo Grande, os atendimentos tiveram aumento de 10,5% de 2023 a 2024, com 150.452 registros. Quase 15 mil atendimentos a mais.

“Julgo também muito importante o crescimento e o fortalecimento da Defensoria a permitir que populações ribeirinhas, populações em situação de vulnerabilidade até deslocamento para os grandes centros, recebam o atendimento”.

Ao todo, seis unidades no interior do Estado, além da Capital, prestam serviços. Para 2025, o atendimento deve expandir em Ponta Porã e Corumbá.

“Estamos vislumbrando a possibilidade da construção em Ribas do Rio Pardo, Maracaju, Naviraí e Nova Andradina. Percebemos a necessidade de melhor a estruturar, a nossa parte física, assim, conseguir dar o melhor atendimento à população”, pontua Gasparini.

Defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini (Karina Campos, Midiamax)

Serviços públicos:

  • Van dos Direitos: expansão do serviço móvel que leva atendimento jurídico às regiões mais afastadas do estado;
  • Parcerias estratégicas: atendimento nas unidades Fáceis de Campo Grande e Poupatempo em Dourados;
  • Plataforma digital de atendimento: modernização do suporte remoto aos assistidos;
  • Reforço no quadro de pessoal: posse de 15 novos defensores e defensoras públicas e 120 servidores ao longo de 2024.

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