Quem caminha pela Avenida Nasri Siufi terá surpresas desagradáveis: animais mortos, sofás velhos, pneus e vários outros tipos de entulho despejados às margens da mata e no meio da ciclovia. Há exatamente um ano, a reportagem também identificou o problema crônico do descarte irregular, que faz “aniversário”.

É possível encontrar todo tipo de lixo no prolongamento da avenida. No cruzamento com a Marginal Lagoa, o descarte irregular retorna para a pista destinada ao lazer.

Um verdadeiro lixão está se formando na mata, sendo despejado às margens do córrego. A equipe do Jornal Midiamax ainda flagrou animais silvestres, como um quati e uma cutia, se alimentando do lixo no local.

lixo
Quantidade vasta de lixo (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Para se ter uma ideia, a equipe encontrou materiais eletrônicos, DVDs, garrafas pets, roupas e pneus. O acúmulo de água em pleno período de dengue coloca a vizinhança em risco.

Não é a primeira vez que o ponto é alvo de reclamações. Na época, um jovem foi flagrado arremessando resíduos no terreno, foi alertado, mas ignorou o aviso.

cachorro
Cachorro morto (Alicce Rodrigues, Midiamax)

A Sisep informou que a pasta fez a remoção de entulhos nesta via há duas semanas. Infelizmente, essa situação é recorrente na pista e requer também conscientização dos moradores da região e da cidade de que devem cuidar do espaço que é de todos.

“Por isso, a Secretaria pede ajuda da população para denunciarem aqueles que estão jogando entulho em local proibido, acionando a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana (GCM), pelo telefone 153. Lembrando que por se tratar de crime ambiental, quem for autuado via processo administrativo por estar fazendo o descarte irregular de resíduos pode ser punido com multa que varia de R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00”.

pneu
(Alicce Rodrigues, Midiamax)