Curto em fonte causou falha em comunicação da torre de controle de Campo Grande

Pane foi provocada por um pico de tensão na fonte

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
aeroporto
Apenas um voo pousou durante a pane e ou decolou com atraso (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A pane na comunicação da Torre de Controle Aéreo de Campo Grande foi ocasionada por um curto-circuito na UPS (do inglês Uninterruptible Power Supply), uma fonte de alimentação ininterrupta, na madrugada deste domingo (21). Um voo sofreu atraso na decolagem e outro avião pousou com procedimentos de contingência.

O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) explicou em nota que a pane foi provocada por um pico de tensão, por volta das 4h30 (horário de Mato Grosso do Sul), resultando em um curto-circuito na fonte do sistema da Casa de Força do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande. Isso, por sua vez, causou a interrupção na alimentação elétrica para os Órgãos Operacionais, conhecidos tecnicamente como TWR e APP.

A nota informou ainda que, durante o período afetado, apenas uma aeronave realizou pouso, seguindo os procedimentos de contingência previstos, com autorização realizada por meio de sinais luminosos da TWR. Não houve cancelamento de voos, mas um voo sofreu atraso na autorização de decolagem, de aproximadamente 35 minutos. A energia elétrica foi restabelecida por volta das 10 horas, horário de Brasília.

Apesar da falha temporária na comunicação, o aeroporto já está operando normalmente na tarde deste domingo.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados