Criadores precisam de atestado negativo para mormo para apresentar cavalos na Expogrande
Caso de mormo foi diagnosticado em um cavalo dentro do CLC no ano passado
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) vai exigir a apresentação de atestado negativo para mormo de criadores de equídeos (equinos, muares e asisinos) que querer expor os animais na Expogrande.
A determinação vale para qualquer evento nas dependências do Parque de Exposições Laucídio Coelho. O atestado é emitido pelo médico veterinário contratado pelo criador.
A exigência está amparada pela Portaria número 593 do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), de 30 de junho de 2023, que aprova as diretrizes gerais para a prevenção, controle e erradicação do mormo em todo o território nacional.
Mormo
Em junho do ano passado, um caso de mormo foi detectado pela Iagro-MS (Agência de Sanidade Vegetal e Animal) e o Brasileiro de Laço Comprido que iria acontecer no local teve que ser cancelado.
O animal estava alojado de forma irregular dentro de uma propriedade nas áreas de Condomínios do Parque do Peão (CLC). O mormo é uma doença infectocontagiosa grave que acomete os equídeos, mas que pode acometer outras espécies de maneira acidental, como o homem (zoonose), carnívoros e pequenos ruminantes.
Sintomas
A doença é causada pela bactéria Burkholderia mallei, que ocasiona alta taxa de mortalidade nos equídeos e, no homem é fatal. Os sinais clínicos mais frequentes são: febre, tosse e corrimento nasal.
A doença pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo que a forma crônica, geralmente, ocorre em equinos e a forma aguda em muares e asininos. Em equídeos os sinais são classificados em três categorias: nasal, pulmonar e cutânea.
A principal via de infecção é a digestiva, podendo ocorrer também pelas vias respiratórias, genital e cutânea. Animais infectados e portadores assintomáticos são fortes fontes de infecção.
A disseminação do agente no ambiente ocorre através da água, alimentos (forragens, melaço), fômites (bebedouros, cochos, equipamentos de montaria compartilhados). A mosca doméstica também pode contribuir para a disseminação da bactéria.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.