A cerca de 430 quilômetros de Campo Grande, Corumbá registrou a maior temperatura em Mato Grosso do Sul neste domingo (28). Os termômetros atingiram a marca de 38°C e a sensação térmica é de 42°C, na cidade que sofre com tempo seco e umidade relativa do ar de 13%.

Também na região oeste, o município de Aquidauana registrou a segunda maior temperatura. Conforme monitoramento realizado às 14 horas de hoje, a temperatura chegou a 37,3°C e umidade relativa do ar também de 13%.

A terceira cidade mais quente neste domingo foi Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul. Por lá, os termômetros registraram 36,4°C. Já Campo Grande, na Capital do Estado, que tem máxima prevista de 35°C, a temperatura chegou a 33,7° e umidade relativa do ar na casa de 15%.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60% e Mato Grosso do Sul apresenta índices muito abaixo.

Neste domingo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, novo alerta de perigo provocado pela baixa umidade relativa do ar no Estado, o que chama atenção para risco de incêndios florestais e à saúde.

Mapa divulgado pelo Inmet mostra as áreas afetadas no Estado. Ao menos 50 das 79 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de perigo potencial.

As recomendações para superar o tempo seco e reduzir os riscos são: ingerir bastante água, umidificar o ambiente e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes.

Tempo seco em Corumbá (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Situação no Pantanal

O calor intenso e tempo seco aumentam os focos de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. O bioma teve mais de 607 mil hectares queimados. Os trabalhos de combate ao fogo na região começaram no dia 2 de abril e somam 118 dias até este domingo (28).

Até o momento foi empregado efetivo de 548 bombeiros militares nas ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios.

Conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), a previsão indica que entre os dias 29 e 30 de julho, uma frente de menor intensidade causará queda das temperaturas no Estado,, o que pode amenizar a situação no Pantanal.

Também segundo o Cemtec, há possibilidade de chuva a partir de segunda-feira (29). Já entre os dias 4 a 6 de Agosto, a previsão mostra a inclusão de ar frio, aparentemente com uma frente fria de maior intensidade. As temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 5°C em algumas regiões do Estado.