A Prefeitura Municipal de Corumbá, a 425 km de Campo Grande, não deve decretar estado de emergência após as fortes chuvas que castigaram a cidade e deixaram bairros debaixo d’água na última terça-feira (2). Ruas ficaram alagadas, carros foram arrastados e até hospital invadido foi pela água.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município na região do Pantanal ficou em nono lugar do ranking nacional das cidades mais chuvosas nas últimas 24 horas, acumulando 81,2 milímetros.
Ponta Porã, a 312 km de Campo Grande, ficou em oitavo lugar com 82 milímetros e Juti, a 310 km da Capital, ganhou a décima colocação com 61,8 milímetros.
Conforme a Prefeitura de Corumbá, foi descartada a possibilidade de decretar estado de emergência após as chuvas que causaram “transtornos pontuais”. Não foram registrados casos “de maior gravidade” e nenhuma família teria ficado desabrigada.
A Defesa Civil também não indicou perdas materiais. As famílias que tiveram a casa invadida foram orientadas a procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo, mas até o fim da manhã ninguém procurou o apoio por causa da chuva.
Corumbá debaixo d’água
A região central da cidade pantaneira registrou maiores estragos, incluindo alagamento em residências. A Rua Dom Aquino ficou encoberta pela enxurrada. Na Rua América, entre a Rua Ladário e Tenente Melquíades, carros quase foram arrastados com a força da água.
Vídeos feitos por moradores detalham a dimensão dos estragos pela cidade. Na área central, diversas ruas ficaram tomadas pela água e alguns motoristas se arriscaram na travessia. Em outras áreas, carros estacionados foram arrastados pela força da água que subiu repentinamente e assustou moradores, segundo o site Diário Corumbaense.
Em outro vídeo, um dos corredores do Pronto Socorro de Corumbá aparece tomado pela água, minutos após o início do temporal. Após a redução dos alagamentos, equipes da prefeitura realizaram o reparo e mitigação dos danos nesta quarta-feira (3).
Fale com nossos jornalistas pelo WhatsApp
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.