Contribuintes em dívida com a prefeitura de Dourados irão para protesto em cartório
Medida será adotada pelo município nos próximos dias, conforme decisão do STF
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quem estiver com débitos junto à prefeitura de Dourados será protestado judicialmente em cartório. A medida foi comunicada pela Semfaz (Secretaria Municipal de Fazenda) que vai acatar decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
Segundo a Semfaz, em Dourados a determinação da Justiça será cumprida nos próximos dias com o protesto em cartório de dívidas tributárias e não tributárias.
Nesta lista estão débitos de impostos diversos como IPTU e ISSQN e até autos de infração que, por não terem sidos recolhidos tempestivamente, foram inscritos em Dívida Ativa.
Conforme regulamentação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a partir de 22/02/2024, passa a ser obrigatório o protesto extrajudicial de dívidas vencidas de qualquer valor antes de serem efetivamente executadas.
“Os contribuintes são notificados através de Carta Registrada. Após o recebimento da correspondência, o contribuinte tem um prazo de 30 dias para entrar em contato com a Prefeitura, na Central de Atendimento ao Cidadão, a fim de promover a regularização da dívida”, explica A gerente do Núcleo de Dívida Ativa, Júlia Graciéla de Oliveira.
Ainda segundo a gerente, caso o correio não consiga entregar a Carta Registrada ao contribuinte, será emitido um Edital de Notificação da Dívida, que será publicado no Diário Oficial do Município.
Após o prazo de 30 dias para regularização, caso a dívida não seja quitada ou parcelada, será encaminhada para protesto. A partir desse momento, o devedor enfrentará diversas restrições.
Entre as consequências estão a impossibilidade de realizar compras a prazo e a restrição junto às agências bancárias, o que inclui dificuldades para retirar talões de cheques, abrir contas, obter cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.
De acordo com a administração municipal, nova regulamentação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), tem como objetivo reduzir a inadimplência e, consequentemente, aumentar a arrecadação municipal.
Para evitar o protesto e garantir que o nome não seja incluído em cadastros de inadimplentes, os contribuintes devem procurar a Central de Atendimento ao Cidadão para regularizar sua situação.
Notícias mais lidas agora
- Mãe de criança estuprada em escola de alto padrão relata ameaças e rotina de terror: ‘Vou morrer?’
- ‘Carimbo do beijo’: Auxiliar é suspeita de estuprar crianças em escola de alto padrão de Campo Grande
- Motorista de aplicativo é feito refém por dupla durante assalto no Los Angeles em Campo Grande
- Investigação de abuso sexual em escola de alto padrão mobiliza pais em Campo Grande
Últimas Notícias
Ex-Twitter, ‘X’ é ineficaz contra aumento da desinformação nas eleições dos EUA, diz relatório
O recurso coletivo chamado “Notas da Comunidade”, não está combatendo afirmações falsas sobre as eleições dos Estados Unidos
Governo poderá contratar empréstimo de US$ 200 milhões para obras em rodovias de MS
O projeto de lei do Poder Executivo, aprovado em 1ª discussão na Alems, prevê captação de R$ 2,1 bilhões
Enquadrado no Estatuto do Desarmamento, morador de Deodápolis é preso pela PF
Homem era procurado pela vara criminal de Rio Brilhante
Chuck de Gossip Girl, Ed Westwick anuncia que será pai pela primeira vez
Conhecido por atuar em Gossip Girl, o ator Ed Westwick está à espera do primeiro filho com a esposa, a atriz Amy Jackson; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.