Cidades de permanecem em alerta de chuvas intensas nesta terça-feira (16). Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas indicou um índice acima de 50 milímetros, conforme previsto pelos avisos. A previsão da meteorologia é que frente fria derrube as temperaturas para 12°C no Estado nos próximos dias.

A lista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que Nova Alvorada do Sul foi o município mais chuvoso nas últimas horas, com 63,2 milímetros. Em seguida está Miranda (48 mm), Maracaju (46,4 mm), (45,4 mm), (44,6 mm) e (27,6 mm).

Segundo o monitoramento, a chuva será destaque nas regiões do Centro, Sul, Sudeste e Oeste do Estado, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm em 24 horas. As instabilidades são favorecidas pela formação de nuvens e chuvas, impulsionadas por um ciclone extratropical sobre a Argentina que gera uma frente fria.

Mais chuva

Todos os 79 municípios de MS continuam no alerta do (Instituto Nacional de Meteorologia), válido até às 23h59 desta terça-feira. O aviso laranja, que indica grau de severidade de perigo, prevê um volume de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao dia, acompanhado de rajadas de vento de 60 a 100 km/h.

Essa condição favorece o risco de corte de , queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.