Quem lavou a roupa, lavou! Quem não lavou, sinto muito porque o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo para tempestades em Mato Grosso do Sul. O aviso corrobora com a previsão da chegada de uma frente fria a partir desta quinta-feira (23).

O alerta do Inmet é válido até a sexta-feira (24), às 10h. Entretanto, é possível que o instituto renove o alerta ou até divulgue outros. Esse pode ser o pior frio de 2024 até agora e deve permanecer pelos próximos cinco dias. São esperadas mínimas de 11°C em Campo Grande e até 8°C no interior do Estado.

O Inmet prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O frio chega já na sexta-feira (24), quando deve ocorrer o fenômeno de mínima invertida, ou seja, a temperatura do fim do dia é menor do que a da manhã. Depois de mais de um mês sem chuva, pode chover nos próximos dias, mas em pouca quantidade.

Frente fria

Sexta-feira

A sexta-feira será de céu encoberto, com previsão de muitas nuvens e possibilidade de chuva, principalmente no centro-sul e oeste de MS devido ao avanço da frente fria, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS).

Pontualmente, a meteorologia não descarta a possibilidade de tempestades isoladas, com rajadas de vento que podem levantar poeira devido à situação de tempo seco e mais de 30 dias sem chuva em algumas regiões. O ar frio tende a se espalhar rapidamente para todo o território do Estado ainda na sexta.

Estão previstas mínimas entre 11-14°C e máximas entre 18-22°C para as regiões sul, sudeste e sudoeste. Na região pantaneira esperam-se mínimas entre 15-17°C e máximas entre 23-25°C. Para as regiões norte, leste e bolsão esperam-se mínimas entre 17-21°C e máximas entre 27-32°C.

Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 15-17°C e máximas entre 23-25°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Final de semana

No sábado (25) e domingo (26), com previsão de muitas nuvens e possibilidade de chuvas, as amplitudes térmicas serão pequenas, ou seja, pequena diferença entre a temperatura máxima e a mínima.

A sensação de frio será reforçada devido ao tempo fechado. Os locais com maior probabilidade de chuvas são as regiões centro-sul, sudoeste e oeste do Estado, com acumulados previstos entre 20-30 mm.

A previsão prevê mínimas entre 9-12°C e máximas entre 13-16°C para as regiões sul, sudeste e sudoeste. Na região pantaneira esperam-se mínimas entre 13-15°C e máximas entre 16-18°C.

Para as regiões norte, leste e bolsão esperam-se mínimas entre 15-17°C e máximas entre 18-24°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 13-15°C e máximas entre 16-19°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

A tendência meteorológica, para a próxima semana, indica continuidade do frio em Mato Grosso do Sul. O ar frio será impulsionado por outra frente fria que se forma entre os dias 27 e 28 de maio e que irá favorecer um novo pulso de ar frio em direção ao Centro-Oeste.

Nos dias 28 e 29 de maio de 2024, a região sul/extremo sul do Estado pode registrar temperaturas próximas de 4 a 5°C e, pontualmente, temperaturas abaixo dos 4°C, favorecendo, com menor probabilidade, a chance de geada fraca nessas regiões. Na Capital espera-se mínimas entre 8 e 10°C nestes dias.

Chuvas

No primeiro período entre 23 e 31 de maio há previsão de acumulados de chuva entre 15-35 mm, com destaque para a região sul de MS. Entretanto, no período entre 31 de maio e 08 de junho não há previsão de chuvas.

O Cemtec ainda ressalta que é necessário acompanhamento das previsões semanais, devido às incertezas às previsões que ultrapassam três dias.