Com onda de calor vigente, Paranaíba é a cidade mais quente do Brasil com 41,3°C

Três Lagoas também entrou no ranking das mais quentes do país nesta quarta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
calor
Termômetro marca 41°C em MS nesta semana o Ilustrativa (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Com uma onda de calor pairando em Mato Grosso do Sul, o município de Paranaíba registrou a maior temperatura do Brasil nesta quarta-feira (2), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A cidade marcou 41,3°C, com dois décimos acima de São Miguel do Araguaia (GO), que registrou 41,1°C. Três Lagoas também apareceu no Top 6 divulgado pelo Instituto, chegando a marcar 40,8°C.

Confira o ranking (até às 14h no horário de MS):

  • Paranaíba, MS (41,3ºC)
  • São Miguel do Araguaia, GO (41,1ºC)
  • Jales, SP (41°C)
  • Ituiutaba, MG (40,8°C)
  • Três Lagoas, MS (40,8°C)
  • Vaparaíso, SP (40,7ºC)

Não é novidade que cidades de MS apareçam nas mais quentes do país. Vale ressaltar que essas cidades ficam na porção central do Brasil, que tem um alerta de Onda de Calor vigente pelo Inmet. O aviso termina na noite desta quarta-feira.

Frente fria se aproxima

Uma nova frente fria ganha força em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (26), colocando um breve fim à onda de calor de grande perigo. A previsão indica chuva em algumas regiões, aliviando a intensa fumaça e as altas temperaturas.

A nova passagem da frente fria avança da Argentina, se aproxima do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. Segundo o Climatempo, as chuvas devem variar de fraca a forte, com ventos de 60 km/h, queda de raio e granizo.

O monitoramento do Inmet aponta o aumento de nuvens carregadas no período da tarde, com mais chances de chuva no período da noite.

Entretanto, o alívio será até a noite de sexta-feira (27), pois as temperaturas voltam a elevação no fim de semana. A chegada da chuva na Amazônia também deve amenizar o corredor de fumaça na região Centro-Oeste.

Conteúdos relacionados