Quedas, ferimentos e queimaduras que ocorrem acidentalmente dentro de casa são as três principais ocorrências atendidas pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) quando se trata de acidentes domésticos.

Só neste ano, 650 ocorrências foram registradas por queda acidental de pessoa da própria altura, o que representa média de 7 casos por dia. Em 2023, foram 3.687 acidentes do tipo registrados no Estado, média de 10 por dia.

As principais vítimas de acidentes dentro de casa são idosos – pessoas acima de 60 anos -, grupo que corresponde a 30% dos atendimentos. Importante destacar que essas intercorrências podem ser evitadas com conhecimento básico sobre as causas de acidentes domésticos e atitudes preventivas na residência, como mudanças de rotina e adaptações na casa.

Atenção aos sinais

Segundo a enfermeira Maína Ramsdorf, é fundamental que os idosos sejam sempre assistidos e acompanhados. Isso porque os episódios acidentais podem gerar, não apenas trauma físico, como também, psicológico.

“O idoso pode perder a confiança em ficar sozinho ou realizar tarefas simples dentro de casa. Além disso, pode gerar trauma, já que quedas, por exemplo, podem levar a uma fratura. Aí tem toda a recuperação de uma eventual cirurgia e fisioterapia… Em quase todos os casos, o acidente poderia ser evitado com medidas simples”, explica a profissional.

Apesar das ocorrências configurarem apenas acidentes, episódios frequentes podem indicar problemas relacionados à saúde do idoso, por isso, é fundamental que os familiares estejam atentos aos sinais. As causas aumentam progressivamente com a idade, já que estão diretamente ligadas ao envelhecimento, como fraqueza muscular e diminuição da visão.

“Idosos com idade mais avançada têm uma degeneração musculoesquelética fisiológica, então o caminhar pode ser mais difícil”, explica a enfermeira. “Companhia e auxílio são formas de prevenir a queda, porque o idoso não fica desassistido”.

Adaptação de ambientes é caminho

Segundo Maína, muitas pessoas não se atentam ao fato de que grande parte dos acidentes podem ser evitados. Basta fazer algumas adaptações na rotina e residência e adicionar alguns itens de segurança que forneçam maior autonomia para o idoso.

“As quedas estão normalmente relacionadas a objetos soltos pela casa, ausência de barra de apoio nos banheiros e má iluminação do ambiente, por exemplo”, explica.

“É importante também que o idoso use calçados apropriados. Se for um chinelo de dedo, ele deve ter alça no calcanhar. É bom evitar também que tapetes fiquem espalhados pela casa”, pontua.

Exames de rotina e adaptações

Outro ponto importante, já que os índices também estão ligados à saúde do idoso, é realizar exames periódicos ao longo do ano, como forma de prevenção. Segundo o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), é importante que idosos façam exames oftalmológicos e físicos; atividades físicas que colaborem para o desenvolvimento de agilidade, força e coordenação motora; banhos de sol diários e uma dieta com ingestão adequada de cálcio e vitamina D.

Adaptações em casa

Na sala

  • Evite tapetes soltos;
  • Não deixe móveis fora do lugar habitual;
  • Garanta a área de passagem livre, sem mesas de centro, plantas ou outros objetos que possam representar obstáculos;
  • Mantenha fios elétricos e extensões bem afixadas, evitando que fiquem soltos pelo caminho;
  • Prefira cadeiras e poltronas com apoio de braço.

No banheiro

  • Utilize um tapete antiderrapante na área de banho;
  • Instale barras de apoio nas paredes próximas ao sanitário e ao chuveiro;
  • Considere utilizar um assento removível para adequar a altura do vaso sanitário;
  • Opte por um box resistente e de material inquebrável;
  • A cadeira de banho pode ser utilizada por quem tem equilíbrio mais comprometido;
  • Ajuste as bancadas para uma altura de uso confortável;
  • Evite estocar alimentos ou louças em locais de difícil acesso;
  • Limpe imediatamente qualquer líquido que tenha sido derrubado no chão.

No quarto

  • Deixe um abajur ou um interruptor ao lado da cama;
  • Utilize uma cama de altura confortável para subir e descer sem dificuldades;
  • Mantenha armários e gavetas em alturas acessíveis e fáceis de abrir;
  • Utilize um colchão de densidade adequada para o seu peso e tamanho.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.