Sob protestos e alegações de inconsistência, candidatos que realizaram o da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) contestam o resultado preliminar das provas divulgado nesta quinta-feira (11). Os resultados indicam que 6.032 redações, cerca de 50% dos candidatos que realizaram a prova presencial, obtiveram nota 100, ou seja, tiveram a redação zerada.

Diante dos inúmeros questionamentos e da movimentação nas redes sociais, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), responsável pelo certame, alegou que o alto número de redações zeradas e notas baixas se deve ao não cumprimento dos requisitos básicos exigidos para a elaboração da redação.

“Essas notas deve-se ao não cumprimento ou cumprimento parcial, dos cinco critérios básicos para a redação, os quais são: adequação temática; organização e progressão textual; estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; aspectos de coesão e coerência do texto; e da norma padrão da Língua Portuguesa”, disse.

Segundo a instituição, a adequação temática é um dos principais quesitos para a avaliação. No caso de fuga ao tema, por exemplo, o texto não é considerado pela banca avaliadora, e o candidato recebe a nota padrão de 100 pontos.

Quanto aos problemas relacionados ao edital, a fundação afirmou que ‘apenas republica em seu site o edital elaborado pela contratante, respeitando, inclusive, a forma de apresentação'.

Sonho interrompido

Candidatos relatam que tiveram seu sonho interrompido (Arquivo Midiamax)

Na publicação oficial dos resultados, divulgada pelas redes sociais da UFMS, candidatos expressam indignação, afirmando que tiveram o sonho de cursar uma graduação interrompido pela desorganização da banca de correção.

“Muitas pessoas estão sendo prejudicadas, testemunhando seus sonhos sendo frustrados, e tenho convicção de que isso se deve a correções inadequadas”, destaca um comentário.

Além das redações zeradas, vestibulandos afirmam dificuldades para acessar o espelho da redação e reclamam da má elaboração da prova.

“Esse vestibular foi uma palhaçada com os candidatos! Um desrespeito sem tamanho! Além de uma prova extremamente mal elaborada, agora a maioria das pessoas tirou 100 na redação? #FORAFAPEC O problema não está nos vestibulandos, está na banca!”.

Quando ao espelho de redação, a afirma que os candidatos podem acessá-lo na aba ‘Área do Candidato', disposta no site: fapec.org/concursos.

Discrepância entre notas online e presencial

UFMS
Campûs das UFMS ((Arquivo Midiamax)

Em outro comentário, um candidato questiona a discrepância entre as redações zeradas na prova presencial e na prova realizada de forma online. Enquanto a primeira teve mais de 6 mil redações zeradas de um total de 12 mil candidatos, a avaliação online registrou cerca de 60 notas 100, dente os 3 mil inscritos.

“Como mais de 6 mil pessoas tiram nota 100 em uma redação? Mais de 1/3 da prova não sabe escrever segundo as correções, não é? Não se cansam de prejudicar os alunos nunca? #forafapec #mudafapec”, comentou.

Vale destacar que o tema da redação varia conforme a modalidade de prova escolhia pelo candidato. Na prova on-line os participantes discorreram sobre tema ‘Filtros em redes sociais: regulamentar o uso ou conscientizar a população sobre os malefícios que eles podem gerar?'

Já a prova presencial teve a redação com o tema ‘O Direito às artes como direito à condição humana'.

Cerca de 12 mil candidatos realizaram a avaliação presencial, enquanto mais de 3 mil optaram pela prova em formato virtual.

Dos 14.701 inscritos na prova escrita, 2.125 (14,46%) não compareceram nas salas durante a aplicação do certame. O número de ausências entre os 4.130 estudantes que optaram pela prova virtual chegou a 1.046 (25,33%).

Como solicitar recurso?

Os candidatos prejudicados poderão interpor recursos entre 12 e 14 de janeiro, no entanto, o professor de história Henry Guimarães questiona como esses recursos serão avaliados, visto que são mais de 6 mil prejudicados.

“O problema é como esses recursos serão ouvidos. Visto que é um prazo muito curto e uma quantidade enorme de alunos”, disse.

Segundo a Fapec, uma equipe está de plantão e disponibiliza, pelo WhatsApp, um canal para tira-dúvidas pelo número (67) 99925-9405.

Os telefones fixos também estão disponíveis, são eles: (67) 3345-5900; (67) 3345-5910; ou (67) 3345-5915. Candidatos também podem entrar em contato pelo e-mail concurso@fapec.org.

Leia também: