Estudantes de todo o Brasil que fizeram o (Exame Nacional do Ensino Médio) podem se inscrever até esta quinta-feira (25) no Sisu (Sistema de Unificada), principal meio de ingresso do Ensino Superior Público. Para Mato Grosso do Sul, serão 4,4 mil vagas do programa disponíveis.

Neste ano, o Sisu passa a ter apenas uma edição anual. Ao todo, serão ofertadas 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior.

Em MS, há 4.430 vagas previstas, o que corresponde a 1,7% do total do país. Os interessados em tentar uma vaga devem se inscrever no prazo indicado por meio do Portal Único de Acesso, clicando aqui.

Vagas

Na UFMS estão disponíveis as notas de 150 cursos. A instituição oferece 2.063 vagas pelo Sisu. O ingresso será no primeiro semestre de 2024, exceto para os cursos de Direito (noturno), Engenharia Civil (vespertino/noturno) e Pedagogia (noturno) na Cidade Universitária, que iniciam as aulas somente no segundo semestre.

Na UEMS (Universidade Estadual de MS) são 1.243 vagas por meio do Sisu em 2024. Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Na edição deste ano, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) terá 815 vagas disponíveis para ingresso, com 357 vagas destinadas à ampla concorrência e 458 vagas reservadas para os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública.

O (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com 320 vagas abertas para cursos gratuitos de graduação, com ingresso no 2º semestre deste ano. O IFMS possui ainda uma política de ação afirmativa local (bônus) que se aplica exclusivamente aos candidatos da Ampla Concorrência.

Poderão ter acréscimo de 20% na nota geral do Enem aqueles que sejam residentes e domiciliados na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. O candidato deverá optar pela modalidade de cota local no momento da inscrição.