Em edital divulgado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta segunda-feira (22), a Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) abriu um Chamamento Público para a seleção de ONGs interessadas na castração de cães e gatos sem limitação de peso. A entidade beneficiada receberá R$ 250 mil em recursos destinados à execução do projeto durante 12 meses.

A castração de cães e gatos, sem limite de peso, ocorrerá dentro do perímetro urbano de Campo Grande. Conforme o edital, os animais deverão passar por uma clínica médica veterinária capacitada, escolhida pela OSC (Organização da Sociedade Civil), onde haverá cirurgias de orquiectomia ou ovariossalpingo-histerectomia, utilizando técnicas minimamente invasivas, além dos procedimentos de identificação e vacinação do animal.

“Os animais passarão por avaliação pela clínica veterinária, que emitirá um atestado confirmando que o animal está em boas condições de saúde. Esse documento deverá ser entregue junto com os relatórios mensais”, estabelece o edital.

No caso de gatos sem tutor beneficiados pelo projeto, os animais poderão ter a ponta da orelha esquerda ou direita cortada por meio de um bisturi elétrico, para identificar que o animal está devidamente castrado, microchipado e vacinado.

Além disso, todos os cães e gatos castrados pelo programa desenvolvido pela OSC selecionada deverão ser microchipados e vacinados com a vacina antirrábica. O valor repassado definido a partir do Termo de Colaboração, observando as propostas apresentadas pelas OSCs selecionadas.

Os tutores dos animais que participarem do projeto da OSC deverão realizar o cadastro do microchip no site www.animalltag.net. No caso dos cães e gatos de vida livre, a responsabilidade ficará a cargo da OSC protetora.

Confira o edital da Subea:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.