O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou nesta quinta-feira (27) que fará lives semanais sobre as ações de combate aos incêndios no Pantanal. Além disso, vai apresentar dados atualizados em um sistema de monitoramento das queimadas em Mato Grosso do Sul, atuante no Cicoe (Centro Integrado de Comando e Controle Estadual).

A live de estreia foi iniciada pelo governador Eduardo Riedel que explicou sobre a decisão de dar transparência às ações de combate. “Temos visto muita especulação em torno dos incêndios do Pantanal e decidimos fazer lives para apresentar a evolução dos trabalhos”, disse.

A Tenente Coronel Thatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, falou em uma megaoperação coordenada no combate aos incêndios ambientais. “Com as previsões apresentadas para este ano, planejamos 13 bases avançadas em locais de difícil acesso e estamos reforçando as unidades operacionais no Pantanal”, disse ela.

(Foto: Reprodução)

Mato Grosso do Sul está há 90 dias em ação permanente com forças públicas atuando nas queimadas e afirma que desde janeiro atua no planejamento das ações integradas.

Aumento dos aceiros em áreas rurais

O Pantanal em Mato Grosso do Sul vive em condição de seca severa e rara e, atualmente, qualquer fogo na região é de origem criminosa. Isso porque não há autorização para o manejo do fogo de nenhuma forma, atualmente.

E para auxiliar as equipes de combate aos incêndios florestais, o Governo vai autorizar o aumento do espaço de aceiros no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A decisão deve sair no Diário Oficial ainda nesta semana.

A necessidade surgiu do Cico e deve ser implementada pelo Governo. Os aceiros são linhas de corta-fogo mais efetivas para o combate das chamas.