O sábado (16) de sol e forte calor com máxima de 35º em Campo Grande aquece as vendas de refrescos e gelados pela Capital. Durante o dia, uma extensa programação de feiras culturais está disponível para quem gosta de curtir ao ar livre, e o Jornal Midiamax conversou com vendedoras destes produtos para entender como está o movimento em meio a onda de calor.

Vendedora Juliana Cabral. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

E para quem vende sorvetes e água as vendas agradecem ao calorão. É o que conta a feirante Juliana Barros Cabral, de 26 anos. Vendedora de Geladão Gourmet, ela conta que foi vender seus “geladões” na feira Coletivo de Mulheres Empreendedoras, na Praça Ary Coelho, pela primeira vez.

“Estou estreando aqui na praça e está vendendo bastante geladão e água também. Hoje cheguei às 8h30 e vou ficar até o final da feira às 14h. O sol forte ajuda as vendas, graças a Deus”, conta.

Para dar um suporte à esposa, Rafael Antunes relata que acompanha Juliana durante as vendas. Ele conta ainda que o campeão de vendas dos geladões é o sabor maracujá. “A água é boa, está vendendo bem, mas o pessoal gosta de um docinho. Ainda mais feito com ingredientes de primeira (risos). O nosso carro chefe é o maracujá trufado empatado com o ninho com nutella”, comenta.

‘Esperamos vender mais de 60 copos de açaí’

Vendedora Margarida Araújo de Medeiros. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

A vendedora Margarida Araújo de Medeiros, 43 anos estacionou seu estande de açaí na Feira Explosão, localizada na Orla em frente à Morada dos Baís. Ela conta que apesar do forte calor impulsionar as vendas, também obriga uma preparação maior para os trabalhadores.

“As vendas estão boas, está muito quente e o pessoal gosta de um açaí para se refrescar. Esperamos vender entre 60 e 70 copos de açaí neste final de semana. E nós que trabalhamos temos que tomar muita água nesses dias, além de instalar tendas para gerar uma sombrinha”, conta Margarida.

Feira Explosão na Orla em frente à Morada dos Baís. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Onda de calor persiste em Mato Grosso do Sul

O calor intenso sentido pelos sul-mato-grossenses nos últimos dias permanece sobre o Estado neste fim de semana. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), para este sábado (16) os termômetros estarão em alta, mas não estão descartadas pancadas de chuvas e tempestades pontuais, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

As instabilidades acontecem em razão da combinação de calor e umidade, além do favorecimento à formação de nuvens e chuvas, com destaque nas regiões Sul, Sudeste e Leste de Mato Grosso do Sul. 

Em Campo Grande, a mínima é de 25°C e a máxima de 35°C. Os termômetros em Dourados marcam 26°C inicialmente e atingem 38°C. Nas regiões Sul-Fronteira e Cone-Sul, Ponta Porã e Iguatemi apresentam mínimas de 26°C e máximas de 35°C e 37°C, respectivamente.

Homem se protege do Sol em Campo Grande. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Paranaíba, no Bolsão, amanhece com 25°C e chega aos 36°C à tarde; na mesma região, Três Lagoas tem mínima de 26°C e máxima de 38°C. No Norte do Estado, Coxim e Camapuã registram temperaturas semelhantes, com valores entre 25°C e 34°C.

Na região pantaneira, Corumbá tem mínima de 29°C e máxima de 36°C, já Aquidauana marca 27°C pela manhã e 37°C nos horários mais quentes. Na região Sudoeste, Porto Murtinho apresenta variação entre 29°C e 39°C.