Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com cirurgias eletivas suspensas, Hospital Regional reabre horários de visita na UTI

Hospital registrou 24 casos de Covid-19 e adotou medidas para reduzir a movimentação de pessoas dentro da instituição
Priscilla Peres -
Hospital Regional (Foto: Bruno Rezende, Governo MS)

Nesta quinta-feira (18), o Regional de Mato Grosso do Sul começou a flexibilizar as restrições adotadas na segunda-feira (15), que suspenderam cirurgias eletivas e limitaram visitas aos pacientes internados.

Em nota, o hospital afirma que retomou os três horários de visitação para o CTI (Centro de Terapia Intensiva), sendo às 11h, 17h e 20h. Segue limitado a um visitante por paciente e o retorno das cirurgias eletivas ocorre na segunda-feira (22).

O alegou aumento no número de colaboradores apresentando atestado médico para adoção das medidas, incluindo o uso de máscaras de proteção fácil. Em entrevista exclusiva ao Jornal Midiamax, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Christinne Maymonne, confirmou que foram detectados 24 casos de Covid-19 dentro do hospital.

As medidas buscaram reduzir a movimentação de pessoas dentro da instituição, que estão sendo retomadas gradativamente. Apesar da suspensão das cirurgias eletivas, a instituição afirma que segue atendendo casos de urgência e emergência normalmente.

Déficit de profissionais é problema crônico

Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, o médico Ronaldo de Souza Costa afirma que viu com preocupação a nota do Hospital Regional, principalmente por se tratar de um possível surto de Covid-19.

“Se houvesse um surto de Covid-19, o protocolo seria isolar o hospital, testar todos os pacientes e profissionais e adotar um plano de contingenciamento. Mas pelo que vi nada disso foi feito, aliado a isso, o Regional tem um problema crônico de déficit de profissionais e janeiro é época de férias”, contesta o superintendente.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de MS, Ricardo Bueno reforça a teoria de falta de profissionais. “O número de atestados não é justificativa, se estivesse com o quadro completo de funcionários isso não seria problema. O hospital tem atualmente menos de 10 casos de Covid-19”, afirma ele.

O Conselho Regional de foi procurado e disse que não poderia se manifestar sobre o caso, nem mesmo sobre a situação da classe da enfermagem no hospital.

Também questionada pela reportagem, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que acompanha a situação do hospital. A comunicação do Governo de MS, também questionada a respeito de possível surto de Covid no HRMS, informou que não há recomendações extras a serem adotadas pelo Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Temporal causa alagamento e fecha rodovias no Rio de Janeiro

Vítimas de ataque a tiros de fuzil na fronteira são identificadas

fgts

Supremo confirma que nova correção do FGTS não é retroativa

Briga entre travestis quase termina em morte em Anastácio

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

I

IBGE: fake news sobre visita do pesquisador prejudicam coleta de dados

Últimas Notícias

Brasil

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

O sistema era usado para controlar, em tempo real, todo o processo produtivo de bebidas no país

Mundo

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

A polícia prendeu cinco pessoas

Polícia

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Carregaram os pneus em Pedro Juan Caballero

Le Blog Maria Antonia

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Simplesmente emocionante! Pela primeira vez na história, o Cristo Redentor abraçou um cachorro. A emocionante projeção está acontecendo nesta sexta-feira (4), em homenagem ao Dia Mundial dos Animais de Rua. A ação simbólica e tocante tem como objetivo sensibilizar o público sobre a importância da adoção responsável. Ao iluminar um dos maiores símbolos do Brasil … Continued