A falta de chuvas tem impactado no nível dos rios de Mato Grosso do Sul. Atualmente quatro rios analisados pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) estão com o nível fora da normalidade, com situação de estiagem registrada em três estações.

A situação mais crítica é do rio Paraguai na estação de Porto Esperança, onde o nível está em 9 centímetros, sendo que 35 centímetros na região já é considerado estiagem. Os rios Miranda/Aquidauana e Pardo também apresentam quadros de estiagem, conforme dados da Sala de Situação.

Considerando a média histórica de março, são 10 pontos de quatro rios do Estado em situação abaixo da normalidade e tendência de queda no nível. Os dados da Sala de Situação também mostram pouco volume de chuva em Mato Grosso do Sul nos últimos dias, sendo o rio Taquari, em Coxim, a única estação que registrou mais de 10 mm de chuva nos últimos quatro dias.

Situação em fevereiro

Em fevereiro, foi observado acumulado de chuva acima do esperado em quatro das 13 estações com dados no mês. As estações que registraram maiores acúmulos de precipitação foram Porto Murtinho e Miranda, representando 225,8% e 237%, respectivamente, do esperado para o mês. Outras quatro estações apresentaram valores próximos à média histórica, sendo essas: São José do Piquiri, Ladário, Palmeiras e Cassilândia.

Vale ressaltar também que o El Niño está com alta intensidade nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março (segundo o Inmet) e isso pode afetar diretamente a taxa de chuva, fazendo com que seja menor do que o esperado.

As estações Porto Esperança, Porto Murtinho, Aquidauana e Cassilândia apresentaram níveis de estiagem em fevereiro. Porto Esperança se manteve assim o mês inteiro, as outras estações saíram do nível de estiagem com o passar dos dias. Coxim apresentou níveis de alerta boa parte do mês, mas seguiu sua faixa de normalidade.

Os rios Paraguai, Aquidauana/Miranda, Aporé e Pardo apresentaram estiagem, enquanto o Rio Taquari apresentou estado de alerta.