Com braço quebrado, criança aguarda há cinco dias por cirurgia em corredor do Humap

Hospital diz que está operando com setores lotados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
criança
Criança segue internada (Fala Povo Midiamax)

Após quebrar o braço brincando em casa, uma criança de seis anos aguarda há cinco dias pela cirurgia no corredor do Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), em Campo Grande. A família diz que o procedimento foi remarcado pela segunda vez nesta segunda-feira (20).

A avó, Zilda Nogueira Alves, se revolta por outros casos passarem na frente. Foi instalada uma tala para suporte na fratura, entretanto, houve deslocamento do osso e uma cirurgia é essencial.

“Ela está no PAM (Pronto Atendimento Médico) pediátrico desde quinta-feira (16) e estamos desesperados. Outras crianças já foram para um quarto e até crianças mais velhas passaram na frente. Primeiro a cirurgia seria no sábado (18), depois seria hoje, agora, ficou para amanhã (21). Ela corre risco de infecção no corredor”, descreve.

Em nota, o Humap-UFMS/Ebserh informou que o hospital está superlotado, operando além da capacidade e que a “paciente está sendo acompanhada pela equipe médica de ortopedia do hospital e aguarda o procedimento cirúrgico. O procedimento foi cancelado porque chegaram casos urgentes e precisaram ser priorizados, no entanto, a equipe está se empenhando para realizar a cirurgia nessa semana”.

Lotação

No mês de abril, o hospital enfrentava superlotação na maternidade, chegando a ter 58 pacientes atendidos em leitos alternativos no corredor. Para evitar mais desgaste, a unidade pediu a redução de regulação, à época.

“A situação é subumana. As gestantes estão nos corredores, em macas, cadeiras de fio e mães que acabaram de ter bebê estão arriscando cair, se machucar, além da exposição e falta de privacidade para essas puérperas”, diz uma leitora que prefere não se identificar.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados