Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com baixa adesão, campanha nacional de vacinação contra poliomielite termina nesta sexta

Em Mato Grosso do Sul, os números estão abaixo da meta definida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%
Jennifer Ribeiro -
Campanha de vacinação contra poliomielite (Reprodução, SES)

Os responsáveis que ainda não levaram as crianças menores de 5 anos para tomar as gotinhas imunizantes contra a poliomielite têm até esta sexta-feira (14) para comparecer a uma unidade de saúde de seu município.

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), em Mato Grosso do Sul os números estão abaixo da meta definida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. A cobertura vacinal na estratégia de rotina da doença é atualmente de 89,14% da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) e de 79,85% da VOP (Vacina Oral Poliomielite).

Para Frederico Jorge Pontes de Moraes, gerente de imunização da SES, “as pessoas pararam de ver crianças doentes e adultos com sequelas, o que deu a sensação de que a doença não existia mais, mesmo sem a vacinação, o que não é verdadeiro. Somente a vacinação contínua mantém o vírus erradicado”.

No Brasil não há casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, o país recebeu a certificação de área livre da circulação do poliovírus selvagem.

No entanto, desde 2016 os índices vacinais do país registram queda, o que fez com que o Brasil entrasse na lista da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) das nações que correm o risco da reintrodução do vírus da pólio.

Dia D teve baixa adesão

No último sábado (8), Mato Grosso do Sul recebeu o Dia ‘D’ de vacinação contra a poliomielite. No entanto, a adesão foi bem abaixo do esperado.

Apenas 12.542 doses dos imunizantes VOP (Vacina Oral Poliomielite) e VIP (Vacina Inativada Poliomielite) foram aplicadas no Estado.

Ao todo, tanto na vacinação de rotina, quanto na campanha do Ministério, o público-alvo no Estado compreende 205.080 crianças.

Destas, 40.300 são menores de 1 ano e 164.780 têm entre 1 e 4 anos.

Quem deve tomar a vacina?

A vacina contra a poliomielite está prevista no calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações) para todas as crianças menores de 5 anos. O esquema vacinal é de três doses da VIP aos dois, quatro e seis meses e dois reforços da VOP aos 15 meses e aos 4 anos.

Vale lembrar que mesmo as crianças com o esquema inicial e com as doses de reforço completos devem receber a vacina na campanha sazonal. Elas receberão uma dose da VOP (da gotinha). Crianças que não tiverem completado o esquema vacinal, receberão o imunizante injetável para concluí-lo.

Isso porque a criança só estará protegida contra a poliomielite quando completar o esquema de três doses da VIP, chamado esquema primário. As duas doses de reforço garantem o prolongamento dessa proteção, assim como as doses das campanhas sazonais.

Campanha de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite acontece anualmente nesta época do ano desde a década de 1980.

Ela não deve ser considerada excepcional, mas uma forma de reforçar a importância de mantermos a cobertura vacinal de 95% das crianças menores de cinco anos em todo o país, para evitar o risco de novos surtos da doença por aqui.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Últimas Notícias

Cotidiano

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Inscrições para seleção de expositores no Mercado Escola vão até 29 de julho

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano