O número de mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), em Mato Grosso do Sul, passou de 33 para 45, neste ano. O saldo representa alta de 36,36% na última semana. 

As informações compõem o boletim sobre a sexta semana epidemiológica de 2024, divulgado nesta sexta-feira (16) pela SES-MS (Secretaria Estadual de Saúde). 

A quantidade de casos confirmados subiu em ritmo semelhante, saindo de 342 para 475 , um aumento de 38,88%. lidera o ranking de SRAG em Mato Grosso do Sul, com 217 registros, o que representa 45,7% do total. 

(Fonte: SES/MS)

Corumbá, a 425 km da Capital, fica em segundo lugar, com 41 notificações (8,6%), seguido por Três Lagoas, município a 326 km de Campo Grande, com 19 casos. 

Idosos com mais de 80 anos são os mais vulneráveis a contrair e morrer por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Essa faixa etária representa 17,1% dos casos confirmados e 33,3% das vítimas fatais. 

Homens representam 66,7% das mortes pelas doenças, enquanto as mulheres são 33,3% dos óbitos. 

Covid lidera casos

Entre os 475 casos positivos, neste ano, em Mato Grosso do Sul, em 155 foi possível identificar o agente etiológico. 

A SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, fica em primeiro lugar desta lista com 136 notificações, o que representa 87,2% dos casos. 

“Outros agentes etiológicos” ficou na segunda posição com 7 registros (4,5%), seguido por Parainfluenza 3 com 5 notificações (3,2%), Bocavírus e Metapneumovírus com 2 casos cada (1,3%). 

A H1N1, Influenza A H3N2, Influenza A não subtipado e sincicial respiratório registraram um caso cada (0,6%).

Vacina

A vacina contra a Covid-19, responsável por prevenir casos graves da doença, está disponível na rede pública de saúde. Em Campo Grande, são mais de 70 unidades de saúde que aplicam o imunizante.

Clique aqui e confira a lista de locais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.