A manhã desta quarta-feira (3) em Campo Grande teve uma queda brusca na umidade relativa do ar e chegou a marcar 21%, segundo monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Por conta da umidade extremamente crítica, a saúde pede cuidados extras. Por conta disso, o instituto emitiu alerta amarelo de perigo de umidade baixa para esta quarta. O ideal para a saúde é que a umidade esteja em 60%, porém, nas últimas semanas índices abaixo desse valor prevalecem.

O Inmet alerta para o risco de incêndios florestais e à saúde, provocando ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A previsão é que a umidade fique entre 20% e 30%.

Cuidados extras

Segundo o clínico geral Dr. Renato Figueiredo, o que mais pode auxiliar a saúde nesse período começa pelo básico: tomar muita água. Uma atenção especial à hidratação é primordial em todas as épocas do ano, mas principalmente quando a umidade do ar está tão baixa.

“Nesse período, é comum sentir dificuldade para respirar, sangrar um pouco o nariz. Para algumas pessoas, esse tempo pode representar um risco à vida”, explica.

O médico explica que crianças e idosos devem receber atenção redobrada, contando com ajuda de pessoas próximas, por serem grupos que, muitas vezes, esquecem de pegar ou pedir água. Desse modo, é importante ofertar líquidos a tais pessoas, para que eles não deixem de se hidratar.

Os riscos variam muito e afetam as pessoas individualmente. Entretanto, Dr. Renato pontua que aqueles que já possuem quadros de doenças respiratórias, como bronquite, asma e doenças cardiovasculares, podem sofrer mais.

“Se não estiver nem hidratado, qualquer um pode sofrer diminuição na rentabilidade, memória fraca e cansaço, ou seja, hidratação é muito importante nesse momento”, recomenda.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.