O MEC (Ministério da Educação) divulgou nessa terça-feira (6) a lista de estudantes aprovados no  (Programa Universidade para Todos) 2024. Nesta modalidade, estudantes têm acesso a universidades particulares com bolsa de estudos a partir das notas do (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023. Os candidatos podem conferir a lista dos pré-selecionados pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os pré-aprovados têm até o dia 20 de fevereiro para entregar a documentação nas instituições de ensino para comprovação de informações. Essa etapa é crucial para garantir a bolsa de estudos. A comprovação pode ser feita de maneira presencial ou online diretamente com a .

Mato Grosso do Sul

O Prouni (Programa Universidade para Todos) oferta, ao todo, 7,2 mil bolsas de estudos em ensino superior em Mato Grosso do Sul. Destas vagas, 6.351 são integrais com desconto de 100% e 849 parciais com desconto de 50% no valor da mensalidade. Segundo o MEC, as vagas são em 143 cursos em 39 instituições particulares. 

Os interessados podem se inscrever nas bolsas integrais caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais são voltadas para os estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse 3 salários mínimos.

De acordo com o MEC, o curso de graduação com o maior quantitativo de bolsas ofertadas em Mato Grosso do Sul é administração (621 integrais e 76 parciais), seguido por ciências contábeis (357 integrais e 69 parciais), e direito (307 integrais e 52 parciais). 

Próximas chamadas

Os estudantes que não foram contemplados pela primeira chamada ainda podem aguardar outras opções oferecidas pelo Prouni. Uma segunda chamada será divulgada em 27 de fevereiro.

Conforme o calendário do MEC, os estudantes também terão possibilidade de se inscrever na lista de espera entre os dias 14 e 15 de março, com resultados divulgados dia 18 de março.