Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 29 crianças na fila por UTI, Campo Grande decreta emergência para agilizar novos leitos

Decreto publicado declara a situação de emergência por 90 dias para 'facilitar' ações para enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave
Fábio Oruê -
campo grande
UPA lotada em Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) quer agilizar a abertura de novos leitos nas unidades de saúde com decreto de situação de emergência em Saúde em . Atualmente, 29 crianças que dependem de oxigênio aguardam na fila por uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Segundo a secretária de Saúde, Rosana Leite, a pasta alega o aumento da ocupação de leitos das unidades de saúde da prefeitura e da rede contratualizada de urgência e emergência por conta do aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na Capital.

Apesar do cenário ser menos grave do que no ano passado, há aumento nos casos de internação de crianças e também o tempo de internação maior.

“Em quantidade da SRAG, no ano passado foram 1.400. Esse ano são mil, porém o tempo de internação desses nossos pacientes está chegando de 10 a 15 dias. O que isso significa que não há um giro de leito. O paciente interna e a gente não consegue colocar outro”, explica a secretária, em coletiva na tarde desta terça-feira (30).

O decreto publicado nesta tarde em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Grande) declara a situação por 90 dias, podendo ser prorrogado. O documento autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias ao atendimento de situação emergencial.

Entre as medidas para evitar espera em fila, a Sesau negocia a abertura de 10 leitos na Santa Casa. De acordo com a pasta, são 120 pacientes regulados por dia, sendo 20% crianças.

Segundo a secretária, a Sesau já ampliou a quantidade de médicos em todas as unidades de saúde de Campo Grande e os enfermeiros e técnicos de enfermagem na classificação de risco. A dirigente afirma que o decreto deixa as compras de insumos e contratação de leitos mais rápidas para atender a demanda.

Recomendação

A secretaria ainda ressalta as medidas para evitar a propagação da gripe. “Nesse aumento de casos respiratórios é importante as medidas não farmacológicas, uso de máscara, lavagem de mãos e evitar sair com esses bebês tão pequenos”, diz.

Ainda segundo ela, a Saúde recomenda que ao primeiro sintoma gripal a população comece a utilizar as máscaras. Além disso, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) podem absorver demandas menos graves, como dor de garganta.

Explosão de casos

Conforme Rosana, na última semana a Capital teve um aumento “exorbitante” de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). “Nossos hospitais estão superlotados e a maioria são crianças. As nossas UPAs, hoje, a gente fala que são verdadeiros pequenos hospitais”, explica.

Em Mato Grosso do Sul, já são 5 óbitos pela Influenza em 2024. A secretaria está viabilizando a abertura de novos leitos pediátricos na Santa Casa, mas ainda esbarra na questão de recursos humanos. O local sinalizou aproximadamente 10 leitos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

452 Kg de cocaína é apreendido em caminhão com minério de ferro na BR-262

Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta Capital Economics

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Mulher é presa por jogar água fervente no vizinho enquanto ele dormia

Últimas Notícias

Esportes

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

Entre as convocadas, a novidade é Luany

Emprego e Concurso

Comarca de Bonito abriu inscrições para o processo seletivo de estágio

Inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril

Brasil

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Agora, o texto segue para sanção presidencial

Le Blog Maria Antonia

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

Angelina Jolie está no Brasil ! Angelina Jolie foi vista nesta quarta-feira (2) em uma aldeia indígena localizada no Parque Nacional do Xingu, no estado do Mato Grosso. Acompanhada do cacique Raoni Metuktire , uma das mais importantes lideranças do povo Kayapó e símbolo da luta pelos direitos dos povos originários , Jolie participou de … Continued