Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cobrança do novo DPVAT junto ao licenciamento só em 2026 em MS

Cobrança volta a ser feita em 2025
Priscilla Peres -
Um dos projetos aprovados permite que motoristas "escapem" da multa de trânsito. (Arquivo, Midiamax)

A cobrança do SPVAT (Seguro de Proteção à Vida e Acidentes no Trânsito), antigo DPVAT, deve ficar a cargo da Caixa Econômica Federal em 2025. O governo de vai estudar, futuramente, um convênio para aderir à cobrança ao licenciamento, mas isso só em 2026.

O tributo federal, suspenso em 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro, volta a ser obrigatório em 2025 e atrelado ao licenciamento de veículo. Aliados ao transformaram a cobrança do seguro em ato político, sendo que alguns governadores de direita disseram que não vão aderir à cobrança.

Em nota, o governo de Mato Grosso do Sul afirma que “irão avaliar possibilidades que ofereçam soluções ao cidadão sul-mato-grossense, mas um eventual convênio só teria validade a partir de 2026”.

Novo DPVAT

Diferente do antigo DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), extinto em 2020, a nova versão do seguro obrigatório traz entre as novidades o pagamento das despesas médicas às vítimas de acidentes em vias públicas. Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo SUS (Sistema Únicos de Saúde).

Assim como no antigo serviço, haverá em caso de morte ou invalidez e também serão cobertas as despesas dos serviços funerários, ou de reabilitação em caso de invalidez parcial. Companheiros e herdeiros das vítimas receberão os valores em acidentes com vítimas fatais.

As indenizações serão pagas pela Caixa Econômica Federal em um prazo de até 30 dias após o acidente, conforme tabela estabelecida pelo Conselho Nacional de Seguros Privados. O banco público também será responsável pela gestão do fundo em que serão depositados os valores das taxas pagas por proprietários de veículos automotores. (Com Agência Brasil)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática